08/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 08/07/2024 às 09h00min

Conheça o novo Padre de Palma Sola

Padre Luiz Sandini, natural de São Miguel do Oeste está atuando em Palma Sola. Luiz foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1990

Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Luiz Sandini é o novo padre de Palma Sola. ASO/Jéssica Rebelatto
Luiz Roberto Sandini nasceu em 7 de agosto de 1964, em São Miguel do Oeste-SC. Natural de uma família de agricultores, filho de Inácio Mateus Sandini, falecido há 25 anos, e de Iria Giovanazi Sandini. O pároco relata que a sua mãe, além de ser batalhadora é a progenitora que continua reunindo a família, Luiz e os seus três irmãos.
Em entrevista ao Sentinela o padre Luiz explicou que desde jovem sentiu um chamado para servir a comunidade. Formou-se em contabilidade no Colégio dos irmãos La Salle Peperi em São Miguel do Oeste, influenciado por amigos.
Apesar de nunca ter exercido a profissão, seus conhecimentos em contabilidade foram fundamentais para sua atuação administrativa na paróquia. Aos 18 anos, iniciou seus estudos em filosofia em Brusque, e posteriormente Teologia em Chapecó, onde adquiriu valiosas habilidades práticas em pintura e elétrica que o ajudaram a se sustentar e a cooperar com seus colegas.
Luiz encontrou sua vocação na igreja, influenciado por experiencias positivas na juventude, como a catequese, o grupo de jovens, e o padre Nelson Líbano. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1990, junto com o Padre Reneu Zortea, em uma cerimônia em São Miguel do Oeste, onde também celebrou sua primeira missa.
Sua trajetória pastoral inclui passagens por diversas paróquias, como São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Anchieta, Galvão, Caxambu do Sul, Planalto Alegre e atualmente em Palma Sola. Em todas essas localidades, Luiz sempre trabalhou com foco na formação de comunidades e no acompanhamento da juventude. Ele acredita que os jovens precisam de propostas significativas e que o papel da igreja é fundamental nesse processo de discernimento.
Luiz também enfrentou desafios pessoais, como diabetes que, recentemente, quase o cegou. Após tratamento e uma cirurgia, ele agradece a Deus e a Nossa Senhora das Graças pela melhoria de sua visão, que lhe permite continuar seu trabalho pastoral.
Além de suas atividades religiosas, Luiz gosta de futebol e da música. Ele joga futebol com os amigos e organiza grupos de músicas raiz nas paróquias onde passa. Luiz acredita que essas atividades ajudam a fortalecer laços comunitários e a atrair as pessoas para a igreja.
A adaptação com as mudanças e as necessidades da comunidade é constante em sua vida. Luiz defende a importância de ser um bom ouvinte e trabalhar em equipe, especialmente com as lideranças femininas, que vem desempenhado um papel crucial na igreja. Ele vê a mulher como uma figura central no cuidado da vida e da casa comum e acredita que a igreja deve valorizar e apoiar essas lideranças.
Luiz também está comprometido com a sustentabilidade e o cuidado com a natureza, alinhando-se as diretrizes do Papa Francisco sobre a importância da casa comum. [o mundo segundo o Papa Francisco].  Em Palma Sola, ele tem plantado árvores e promovido a reciclagem, demostrando que pequenas ações locais podem contribuir para um mundo melhor.
Por fim, Luiz Sandini se diz um padre realizado, mas ciente dos desafios que a igreja enfrenta. Ele acredita na necessidade do diálogo aberto sobre questões como o celibato e a inclusão de mais pessoas na vida pastoral. Sob a liderança do Papa Francisco, ele vê a igreja caminhando em direção a mudanças positivas, sempre com o objetivo de servir melhor a comunidade e fortalecer os laços de fraternidade e amizade social.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90