23/07/2024 às 09h00min - Atualizada em 23/07/2024 às 09h00min
Alesc debateu tráfego de máquinas agrícolas em rodovias
Durante audiência pública em Campo Erê, os produtores rurais sugeriram o uso de batedores e uma melhor sinalização, para que possam trafegar com as máquinas agrícolas nas rodovias
Ruthe Kezia
Campo Erê
“Colocamos cones e usamos batedor, minha sugestão é que isso seja implementado de uma forma jurídica ou oficial, porque facilitaria”, declara o produtor Zito Fernando Lunardi. (Foto: Divulgação) Na sexta-feira, dia 12, a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Campo Erê, realizou uma audiência pública na câmara de vereadores da cidade. Durante a audiência, os produtores rurais do município e região pediram regras mais claras, acostamentos nas rodovias estaduais e sinalização específica para o trânsito de máquinas agrícolas.
O atual código brasileiro, proíbe a circulação de máquinas agrícolas em rodovias, com isso as máquinas precisam percorrem trajetos secundários ou dependem de transporte em carretas especiais para serem deslocadas. Durante a discussão, vários produtores se posicionaram sobre o tema, levantando questões importantes para a solução do caso: “Nossas propriedades são constituídas de pequenas glebas [porções de terras onde existem lotes a serem regularizados] que não se conectam umas com as outras, exigindo assim o deslocamento constante dos maquinários para as atividades. Esses deslocamentos são feitos em vias públicas, o carregamento em caminhões e o desmonte ou retirada de equipamentos da máquina demanda tempo e altos custos, tornando inviável. É preciso que o trânsito das máquinas agrícolas seja legalizado com alertas para os usuários e com regras para garantir a segurança de todos”, reivindicou Celso Antonietti, produtor rural de Campo Erê.
“Não temos alternativa, é óbvio que não será feito um acostamento para transitar, assim como não temos a possibilidade de locomover uma máquina em uma carreta, se torna inviável do ponto de vista econômico. Colocamos cones e usamos batedor, minha sugestão é que isso seja implementado de uma forma jurídica ou oficial, porque facilitaria. Caso contrário, nós não temos alternativas, infelizmente, e nós temos que transitar com liberação ou sem”, afirmou o produtor Zito Fernando Lunardi.
Marcelo Batistella, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê, defendeu a parceria entre os produtores e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) local: “Entramos em contato com o Comando de São Lourenço, para decidir como proceder o trânsito das máquinas. A gente vive em um país agrícola, então é comum se deparar com um trator e com uma colheitadeira. A PMRv tem nos orientado e juntos estamos buscando uma solução para no futuro termos um bom convívio entre a máquina agrícola, o carro de passeio e o veículo de carga, e uma melhor sinalização nas rodovias e acostamentos”.
A palavra da PRF e PMRv
“Sabemos das dificuldades. O trânsito aumentou e a nossa região só tem um modal rodoviário, tudo transita pelas rodovias, então acaba sobrecarregando para atender todas as demandas. Tentamos equilibrar os interesses dos usuários e dos produtores”, ponderou Tiago Tonin, representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Estamos aqui para facilitar a vida dos senhores [produtores rurais], sabemos que levam nosso estado nas costas”, pontuou o major Deiber Haefliger. O major pediu o bom senso dos produtores ao transportar com pouca iluminação, cerração e sem sinalização, pois ações assim podem ter consequências graves.
A solução está em Brasília
O deputado Altair Silva (PP), que estava presente na audiência, revelou aos participantes que ele e o deputado Oscar Gutz (PL) vão a Brasília para levar as sugestões dos catarinenses, e convencer dirigentes e autoridades a modificar as normas editadas pelo Contran sobre o transporte de máquinas.
“Vamos com o documento resumo das audiências na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), na presidência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, na presidência da Frente Parlamentar da Agricultura da Câmara e no Contran, com objetivo de reformular a resolução, flexibilizando a passagem das máquinas agrícolas", declara o deputado Altair.
Cursos para batedores
Durante a audiência, Altair contou que está em andamento uma articulação entre a Comissão de Agricultura da Alesc, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para viabilizar o treinamento de batedores para atuarem no transporte de máquinas agrícolas: “Dia 22 de julho vamos ter uma reunião com autoridades ligadas às entidades Senar e Senat, para elaborar um programa de capacitação em várias regiões. O objetivo é que os produtores estejam habilitados a fazer a sinalização correta do transporte”, anunciou Altair.