24/08/2024 às 11h00min - Atualizada em 24/08/2024 às 11h00min
Atividade física melhora qualidade de vida do idoso em FSSul
O educador físico Adriel Bregalda tem promovido a saúde e bem-estar aos idosos do município, com atividades adaptadas a cada um dos participantes
Jéssica Rebelatto
Flor da Serra do Sul
Idosos de FFSul participando das atividades físicas cuidando de seu bem-estar. (Foto: Divulgação) O município de Flor da Serra do Sul tem se destacado com um programa inovador voltado à saúde dos idosos. Adriel Bregalda, educador físico do município, coordena as atividades que ocorrem todas as terças e quintas-feiras pela manhã.
“Sou educador físico e, nessas manhãs, atendo a terceira idade, das oito às nove e meia. Temos um grupo de idosos, tanto homens como mulheres, acima de 55 anos”, explica Adriel. As atividades começam com uma caminhada ao redor do lago municipal.
“Cada um faz o tempo necessário conforme sua saúde. Alguns têm problemas de joelho e caminham menos, enquanto outros conseguem caminhar por uma hora”, acrescenta.
Após a caminhada, os participantes fazem alongamentos e exercícios que trabalham coordenação, equilíbrio e força.
“Trabalhamos exercícios que eles necessitam no dia a dia, como levantar e pegar objetos, equilibrar-se para subir escadas. É um benefício para ser usado em casa”, comenta o educador físico.
O programa, administrado há três anos por Adriel, tem cerca de 60 inscritos, embora a frequência varie. “Em média, de 15 a 20 pessoas participam de cada sessão. Não é sempre o mesmo grupo, varia de acordo com o dia e a disposição de cada um”, detalha Adriel.
Os participantes relatam melhorias significativas em suas vidas. “
Eles dizem que sentem falta quando não vêm, as atividades os fazem dormir melhor, param de se queijar de dores no corpo e no geral tem uma melhor qualidade de vida. Eles gostam de estar ao ar livre e de socializar”, afirma.
O professor de educação física destaca a importância da atividade física para os idosos.
“Eles se acomodam em casa, o que leva ao sedentarismo e a problemas como atrofia muscular e encurtamento de tendões. A prática regular de exercícios traz muitos benefícios”, observa Adriel.
Tulce Dawies Warmbier
Tulce, 75 anos, é uma participante, ela se mudou para Flor da Serra do Sul há 35 anos.
“Participo há cerca de dois anos. Só falto quando tenho algum problema, como quando quebrei o tornozelo”, conta.
Além das caminhadas, ela faz academia às quartas-feiras.
“Comecei porque faz bem. Antes, eu tinha muita dor nas pernas e problemas na cabeça. Aqui, caminhando, a gente se distrai, olha para o céu, para as árvores, conversa com amigos. É muito gostoso”, diz Tulce.
Para Tulce, os benefícios são claros.
“Minha qualidade de vida melhorou uns 80%. O serviço de casa continua lá, mas se eu ficar de cadeira de rodas, não poderei mais fazer. Caminhando, eu consigo fazer tudo”, explica. Ela também menciona o apoio do marido, que sempre incentiva a participar das atividades.
A socialização é outro aspecto importante.
“Faz bem para o humor, a gente ganha confiança nas pessoas, nos amigos. Caminhando junto, é como se fosse família”, diz Tulce destacando a importância do convívio social proporcionado pelo programa.
O programa de caminhadas e exercícios coordenado por Adriel Bregalda em Flor da Serra do Sul é um exemplo de como iniciativas locais podem promover a saúde e o bem-estar na terceira idade. Com atividades adaptadas às necessidades de cada um, o projeto melhora a qualidade de vida dos participantes e fortalece os laços comunitários.