03/09/2024 às 16h00min - Atualizada em 02/09/2024 às 16h00min
A crença no benzimento
Com 40 anos de experiencia, Noeli preserva tradição de cura aprendidas com sua avó, oferecendo benzimentos e remédios naturais para Palma Sola e região
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Noeli Staudt, 62 anos, benzedeira há mais de 40 anos. Noeli Staudt, conhecida como Benzedeira, compartilhou sua trajetória e o valor que seu trabalho tradicional tem para a comunidade. Em uma conversa espontânea, Noeli, de 62 anos, falou sobre como começou a benzer e o legado que carrega de sua avó.
“Sou Noeli Staudt, mais conhecida como Benzedeira aqui em Palma Sola. Estou sempre pronta para atender quem precisa”, iniciou Noeli, com a voz tranquila. Ela relembrou o começo de sua jornada como benzedeira, explicando que tudo começou há 40 anos, quando, aos 22 anos, assumiu o papel que era de sua avó.
“Aprendi a benzer com minha avó. Ela me ensinou tudo, e quando ela faleceu, continuei a fazer o que ela fazia”. Noeli é um afigura respeitada na comunidade, conhecida pelas suas práticas de cura que abrangem desde o tratamento de males como quebrante, inveja, olho gordo, até doenças como amarelão e bronquite.
“Eu benzo tudo o que você pedir. Também faço remédios naturais que aprendi com minha avó. Naquela época, era difícil ir ao médico, então usávamos remédios caseiros”, relatou.
Ela destacou o quanto é gratificante poder ajudar as pessoas.
“É uma gratidão imensa quando alguém chega mal na minha casa e, depois do benzimento, volta bem no outro dia. Recentemente, uma mãe trouxe a filha de Guarujá do Sul, que havia sido internada em vários hospitais sem melhora. Fiz um benzimento forte e, graças a Deus, ela melhorou. Hoje está trabalhando e bem de saúde”, contou Noeli, visivelmente emocionada.
Para Noeli, o sucesso do benzimento está profundamente ligado à fé.
“Para benzer, preciso estar muito bem com Deus. Eu mesma me benzo antes de atender outras pessoas, porque algumas vêm muito carregadas, e é perigoso que isso passe para mim. A casa também está sempre em oração, é um lugar de paz”, explicou. “Sempre peço a Deus para curar a pessoa, tirando a enfermidade com muita fé”. Cada benzimento tem suas particularidades, dependendo da necessidade de quem procura ajuda.
“Para tirar o ar da cabeça, por exemplo, uso uma toalhinha branca e uma garrafinha com água e sal, fazendo orações para Deus aliviar a dor”, detalhou.
Além dos benzimentos, Noeli prepara remédios naturais para tratar diversas condições, como bronquite, asma, anemia e problema nos rins.
“Os remédios têm custo, mas os benzimentos, nunca. Não se cobra por isso”, afirmou.