03/09/2024 às 16h00min - Atualizada em 02/09/2024 às 16h00min

A crença no benzimento

Com 40 anos de experiencia, Noeli preserva tradição de cura aprendidas com sua avó, oferecendo benzimentos e remédios naturais para Palma Sola e região

Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Noeli Staudt, 62 anos, benzedeira há mais de 40 anos.
Noeli Staudt, conhecida como Benzedeira, compartilhou sua trajetória e o valor que seu trabalho tradicional tem para a comunidade. Em uma conversa espontânea, Noeli, de 62 anos, falou sobre como começou a benzer e o legado que carrega de sua avó.
“Sou Noeli Staudt, mais conhecida como Benzedeira aqui em Palma Sola. Estou sempre pronta para atender quem precisa”, iniciou Noeli, com a voz tranquila. Ela relembrou o começo de sua jornada como benzedeira, explicando que tudo começou há 40 anos, quando, aos 22 anos, assumiu o papel que era de sua avó. “Aprendi a benzer com minha avó. Ela me ensinou tudo, e quando ela faleceu, continuei a fazer o que ela fazia”.
Noeli é um afigura respeitada na comunidade, conhecida pelas suas práticas de cura que abrangem desde o tratamento de males como quebrante, inveja, olho gordo, até doenças como amarelão e bronquite. “Eu benzo tudo o que você pedir.  Também faço remédios naturais que aprendi com minha avó. Naquela época, era difícil ir ao médico, então usávamos remédios caseiros”, relatou.
Ela destacou o quanto é gratificante poder ajudar as pessoas. “É uma gratidão imensa quando alguém chega mal na minha casa e, depois do benzimento, volta bem no outro dia. Recentemente, uma mãe trouxe a filha de Guarujá do Sul, que havia sido internada em vários hospitais sem melhora. Fiz um benzimento forte e, graças a Deus, ela melhorou. Hoje está trabalhando e bem de saúde”, contou Noeli, visivelmente emocionada.
Para Noeli, o sucesso do benzimento está profundamente ligado à fé. “Para benzer, preciso estar muito bem com Deus. Eu mesma me benzo antes de atender outras pessoas, porque algumas vêm muito carregadas, e é perigoso que isso passe para mim. A casa também está sempre em oração, é um lugar de paz”, explicou. “Sempre peço a Deus para curar a pessoa, tirando a enfermidade com muita fé”.
Cada benzimento tem suas particularidades, dependendo da necessidade de quem procura ajuda. “Para tirar o ar da cabeça, por exemplo, uso uma toalhinha branca e uma garrafinha com água e sal, fazendo orações para Deus aliviar a dor”, detalhou.
Além dos benzimentos, Noeli prepara remédios naturais para tratar diversas condições, como bronquite, asma, anemia e problema nos rins. “Os remédios têm custo, mas os benzimentos, nunca. Não se cobra por isso”, afirmou.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90