30/09/2024 às 14h30min - Atualizada em 30/09/2024 às 14h30min
A coleta do lixo eletrônico segue durante o ano
Através do programa Penso, Logo Destino, Palma Sola descartou um total de 330 lâmpadas, 13kg de pilhas e baterias e sete metros cúbicos de eletrônicos
Ruthe Kezia
Palma Sola
O diretor de defesa civil e meio ambiente, Daniel Delevatti, orienta os palmassolenses a seguir levando os objetos até a Garagem Municipal e na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O setor de Defesa Civil e Meio Ambiente do município de Palma Sola realizou novamente a coleta do lixo eletrônico. O município faz parte do programa Penso, Logo Destino, projeto este elaborado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando o estado o primeiro a fazer a articulação da Logística Reversa.
O diretor de defesa civil e meio ambiente, Daniel Delevatti, explica que a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações que tem como objetivo viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para o reaproveitamento em seu ciclo ou em outra destinação final ambientalmente adequada.
Durante a campanha foram coletadas 330 lâmpadas, sete metros cúbicos de eletrônicos e 13 kg de pilhas e baterias. Daniel relata que a campanha ocorre duas vezes ao ano, porém os palmassolenses podem seguir levando os objetos até a Garagem Municipal e na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para o descarte correto do lixo eletrônico.
“É importante conscientizar a população, devido às características destes materiais, sendo que estes possuem grande potencial poluidor. A correta destinação dos resíduos é um dever de todos, garantindo assim um ambiente mais saudável e consequentemente mais qualidade de vida”, conclui Daniel.