22/10/2024 às 15h00min - Atualizada em 22/10/2024 às 15h00min
Melhorias no abastecimento de água em Palma Sola
Falta de caixas d’água robustas em residências e empresas é o maior agravante em momentos de racionamento de água da CASAN
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Reservatório de água em Palma Sola reformado, com testes de qualidade realizados conforme normas de segurança, garantindo o abastecimento continuo e eficiente para os moradores. A implementação das melhorias no sistema de abastecimento de água em Palma Sola trouxe desafios significativos, especialmente a falta de maiores reservas de água por parte dos usuários. Segundo os responsáveis pelo projeto, muitos moradores até as empresas que dependem de água para suas atividades não possuem caixa d’água, o que compromete o abastecimento. Além daqueles que não possuem caixa d’água há aqueles com caixas pequenas, que não foram dimensionadas para o consumo diário de toda a família.
Eles destacaram que o contrato da CASAN prevê que a responsabilidade pela instalação de reservatórios e infraestrutura interna de encanamento é do usuário. Além disso, o agravamento das secas torna cada vez mais provável a necessidades de manobras de distribuição e interrupções no fornecimento, especialmente durante a manutenção de redes danificadas.
As melhorias que incluem um novo sistema de bombeamento, visam garantir o abastecimento de águas nas áreas já atendidas, mesmo em regiões mais altas da cidade. O sistema, que está em operação dede o dia 6 de agosto de 2024, mostrou resultados positivos, como a diminuição das horas de funcionamento da estação e a economia no consumo de energia elétrica.
Além das obras concluídas, novos projetos estão em andamento. Um exemplo é a expansão da rede de abastecimento no bairro Trevo, área recentemente regularizada, onde a instalação de rede pública de água agora é possível. A reforma de um reservatório de concreto também está em processo, porém sua conclusão será mais demorada devido as características da estrutura.
O novo sistema de bombeamento foi projetado para garantir o abastecimento a longo prazo, reduzindo as interrupções e os custos com manutenção. Com maior vazão e sistemas de reserva, o tempo de recuperação de fornecimento, em casos de falta de água, será menor. Isso também assegura um número reduzido de paradas para manutenção, que além de caras, exigem tempo.
Para garantir a qualidade de água após as reformas, o reservatório foi lavado e esterilizado conforme determina a legislação. Análises diárias na Estação de Tratamentos de Água coletadas pelo laboratório regional também reforçam o controle de qualidade. A reforma do reservatório foi iniciada em 25 de julho de 2024 e concluída em 10 de setembro, dentro do prazo de 60 dias. Já a substituição dos quatro conjuntos de bombas demandou 120 dias devido a modificações estruturais necessárias nas salas de bombas.
A população de Palma Sola foi informada sobre as melhorias e interrupções no abastecimento por meio das redes sociais, rádio local e atendimentos na Agência da CASAN de Palma Sola. Para esta semana, está prevista uma interrupção no bairro Trevo, onde a nova rede será interligada a já existente, afetando todas as ruas localizados na Avenida José Folador e a Rua Francisco Zanotto, no sentido ao Centro de Eventos. Novas suspensões também estão previstas com o início da reforma do outro reservatório.
O investimento nas melhorias já realizadas ultrapassa os R$ 900 mil, incluindo a aquisição de cinco conjuntos de motobombas, três quadros de comando com inversor de frequência, a reforma do reservatório e a modernização do sistema de automação da Estação de Tratamento. As obras futuras buscam garantir um abastecimento contínuo e eficiente para a população.