29/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 29/10/2024 às 09h00min

Boas expectativas da safra em SC

Produção de grãos devem crescer, apesar da redução nas áreas plantadas, apontam dados da Epagri

Região
Agricultores de Santa Catarina esperam bons resultados, especialmente par ao m ilho e a soja, segundo relatório da Epagri
Segundo o diretor executivo Fecoagro Ivan Ramos, o ano promete para a nossa agricultura, pelo menos é o que o setor espera neste momento. Com base nos últimos dados divulgados pela Epagri, as perspectivas são positivas. Após enfrentar diversos fatores negativos, como os altos custos de produção e expectativas exageradas em função de preços dos grãos fora da realidade média, parece que o ritmo agora está voltando à normalidade. Nem todos os produtos estão dentro das expectativas iniciais, mas, na média, não há grandes motivos para reclamação, à luz dos números divulgados. Os preços podem estar aquém das safras passadas, mas os insumos também tiveram uma queda. 
Não é possível agradar a todos. Querer que os insumos caiam e que os preços dos grãos subam é uma expectativa fora da realidade, afinal, um está intimamente ligado ao outro. Além disso, há outro aspecto a ser considerado: com preços elevados dos grãos, as proteínas também aumentam de preço, e isso pode dificultar a competitividade tanto no mercado interno quanto no externo. É verdade que, em alguns momentos deste ano, a relação de troca entre insumos e grãos foi mais favorável. As entidades de representação dos agricultores alertaram repetidamente que era um bom momento para comprar insumos e vender parte dos grãos, garantindo uma média de preços. Porém, o mercado nem sempre reage dessa forma, e, como se diz, “o cavalo pode ter passado ensilhado”. O que já passou, passou. Águas passadas não movem moinhos. 
Agora é hora de focar na nova safra que está sendo plantada. Segundo os dados da Epagri, há produtos com menor área plantada, mas com expectativa de maior produção, devido à melhor produtividade, resultado do uso adequado das novas tecnologias disponíveis no mercado. 
Até agora, o clima não tem sido um empecilho, mas ainda há todo o ciclo da safra pela frente. Hoje, os dados são positivos para a próxima colheita. O arroz, por exemplo, tem previsão de uma redução de 0,31% na área plantada, mas com esperança de uma colheita maior. A produtividade deve subir de 7.949 kg na safra passada para 8.737 kg por hectare neste ano. O milho da primeira safra, o mais expressivo em SC, apresenta maior declínio na área plantada, de acordo com a Epagri. No ciclo passado, foram plantados 295.692 hectares para grãos. Para este ano, com dados de agosto (um pouco defasados), a previsão é de 268.130 hectares. No entanto, a produtividade do milho também tende a ser melhor: enquanto no ano passado foram 6.826 kg por hectare, neste ano a expectativa é de 8.460 kg. 
Espera-se que não haja problemas climáticos ou ataques da cigarrinha, que possam prejudicar a produtividade, como ocorreu na safra anterior. Em termos de volume de produção, mesmo com uma área plantada menor, a Epagri informa que a produção será maior, com expectativa de atingir 2.268.398 toneladas, bem aquém do nosso consumo, que ultrapassa 8 milhões de toneladas. Enquanto o milho perde área em SC, a soja se expande. Os dados de agosto indicam que serão plantados 766,2 mil hectares, comparado aos 752,8 mil do ano passado. A produtividade também deverá ser melhor, alcançando 3.820 kg por hectare, em contraste com os 3.448 kg por hectare da safra passada, que foi 12,77% menor. 
Diante dessa análise do Cepa da Epagri, mesmo com os contratempos previstos, devemos ter uma boa safra dos principais grãos produzidos no nosso estado. A torcida é para que isso se concretize, e para que nossos governantes e políticos reconheçam que uma boa safra agrícola tem repercussão em outros setores da economia e na arrecadação de tributos. Portanto, continuem valorizando o agro, pois ele é a mola propulsora das demais atividades. Se o agro vai bem, os outros setores também vão. Pense nisso. 
 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90