29/10/2024 às 13h34min - Atualizada em 29/10/2024 às 13h34min

Homenagem aos profissionais da rede municipal

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Campo Erê prestou uma homenagem aos professores aposentados e a todos os profissionais que atuam hoje na educação

Ruthe Kezia
Campo Erê
Os professores aposentados foram recebidos com uma calorosa salva de palmas, além de receberem uma placa de homenagem ao som da música Anjos da Guarda de Leci Brandão. (Foto: Ruthe Kezia)
Na última sexta-feira, dia 25, a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo juntamente com a Administração Municipal de Campo Erê, prestou uma homenagem aos professores aposentados e aos professores e profissionais que atuam hoje na educação da rede municipal.
A noite contou com a presença dos motoristas, estagiários, auxiliares de serviços gerais, cozinheiras, vigias, professores, diretores e técnicos da Secretaria. O evento alusivo ao Dia do Servidor Público e do Dia dos Professores, teve como objetivo homenagear os professores aposentados que ao longo do tempo construíram a história da educação do município e deixaram um legado de ensinamentos e dedicação.
As professoras Genoveva Sherer, Lourdes Grandi, Lurdes Barbisan, Nadir Terezinha da Rosa, Lenir Zembrani, Iracilda Engler, Vilma Kaefer, Roseli Ines Borda Dias [conhecida como tia Rose], Élia Boastik Cazuni e Cirlene do Amaral foram recebidos com uma calorosa salva de palmas, além de receberem uma placa de homenagem ao som da música Anjos da Guarda de Leci Brandão.
A secretária de educação, Rozangela Moccelini, destaca que essa homenagem é justa e merecedora, pois essas pessoas fizeram parte da história campoerense e formaram homens e mulheres honrados e pessoas de bem. Ela acrescenta que esses professores fizeram a transformação de um sonho em realidade e ela é grata ao trabalho que um dia eles desenvolveram.
A homenagem deverá se estender nos demais anos em especial em 2025, para esses professores que já se aposentaram, a exemplo dos professores, Laudir Gonçalves, Rozecler Balz Kunsler, Selene Marta Rocha Kastner Pontes, Marlene Cieskovsk, Nair Camargo Giehl, Edite Gonçalves, Loreci Maria Hoffmann e Janete Maria Kuhn.
Queremos homenagear aqueles que escolheram uma profissão que marca a vida das pessoas positivamente. Ser professor é uma missão grandiosa, uma profissão louvável, que no dia a dia transforma, desenvolve habilidades e torna nossa sociedade cada vez melhor”, relata a prefeita municipal, Rozane Moreira.
Logo após as homenagens os professores desfrutaram de momentos de comunhão, onde puderam conversar, dar risada e jantar juntos.
 
Depoimentos dos professores aposentados
Cada um deles pode compartilhar brevemente um pouco de sua história, onde a grande maioria foi professor nas chamadas escolinhas isoladas, porque ficavam distantes umas das outras. Cirlene relata que trabalhou 33 anos em sala de aula, depois se aposentou. Vilma conta que além de professora tinha outras funções dentro da escola como: trabalhar na horta, catequista, merendeira, entre outras coisas: “Isso nos realizava, porque a gente se achava a cereja do bolo, mas era uma missão muito grande e necessária para a comunidade”.
Iracilda destaca que mesmo com as dificuldades da época, tendo que ser três em uma, ela fazia seu trabalho com amor, com carinho e via o reconhecimento estampado nos rostos das crianças. Roseli destaca que várias professoras hoje, foram suas alunas na educação infantil e em tom de brincadeira ela diz cobrar das professoras para que façam bonito.
Genoveva conta que começou a dar aula em 1979 com 17 anos, na escolinha isolada da linha Mundo Novo, ela declara seu amor pela carreira, pela sua história, mesmo com as dificuldades. Ela compartilha com os demais um pouco de sua história e deixa um conselho para que os professores se dediquem e façam com amor o seu trabalho, mas que acima disso cuidem de si mesmos.
Ser professor é uma profissão digna e valiosa, uma profissão que com esforço, honestidade, choro e dificuldade consegue muitos retornos bons que a gente vai recebendo no dia a dia. Eu olho e vejo hoje alunos meus por aí, outros são professores e isso é tão bom”, relata Nadir.
Lurdes conta que foi professora municipal em Campo Erê durante 32 anos. Desde julho de 2022, ela está aposentada e conta que ser professora foi uma experiência maravilhosa: “É muito bom a gente poder estar em sala de aula, transmitir conhecimento para os alunos e formar muitas pessoas”. Ela relata que não sabe o número exato de quantos alunos passaram por ela, mas que muitos deles, ela reencontra e fica feliz em poder ver que foram bem-sucedidos. “Isso é o que faz ser gratificante, ser professor”, conclui a professora aposentada, Lurdes.


 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90