06/11/2024 às 14h11min - Atualizada em 06/11/2024 às 14h11min

Crianças campoerenses visitam o Sentinela

22 alunos do CEM Maria Nelly, de Campo Erê, visitaram o Sentinela para aprender os processos de produção de um jornal e entender na prática a importância da leitura

Ruthe Kezia
Campo Erê
Além de incentivar a leitura, a visita dos alunos os auxilia a compreender o conteúdo trabalhado em sala de aula. No final da visita todos levaram um jornal para casa. ASO/Ruthe Kezia
Uma das dificuldades da atualidade é a leitura e interpretação de texto, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura, o Centro de Educação Municipal Maria Nelly Trapp Catusso, através das professoras Ariane Crestani de Barba e Priscila Gonçalves Barboza elaboraram o projeto Fotografia, Valorizando Memórias.
Como parte do projeto, as professoras organizaram a visita de 22 alunos ao jornal Sentinela do Oeste em Palma Sola, para que eles conhecessem o local e os processos de produção de um jornal. A visita teve como finalidade mostrar às crianças a importância da leitura e como ela influencia na aprendizagem.
O jornal é um suporte pedagógico valioso no desenvolvimento da leitura e escrita, pois aproxima o leitor ao meio inserido. É um material palpável que além de escritas que chamam a atenção, possuem imagens que facilitam a compreensão dos assuntos. É também algo diferente do que a maioria das crianças estão acostumadas no dia a dia, como celular, televisão, os meios digitais”, relata a professora Ariane.
Além de incentivar a leitura, a visita dos alunos os auxilia a compreender o conteúdo trabalhado em sala de aula. No final da visita todas as crianças levaram um exemplar de jornal para casa.
A professora relata que as crianças gostaram da visita e acharam legal e importante a função do jornalista e o que a função deste comunicador representa para a comunidade local, muitas vezes fazendo o registro histórico dos acontecimentos, noutras dando voz a pessoas que estão no anonimato ou ainda na divulgação de eventos e acontecimentos locais e regionais.
Muitas das crianças que foram até o Sentinela nunca tiveram contato com um jornal, as crianças ficaram impressionadas com a velocidade da impressão e como uma foto auxilia a compreender o que o texto retrata.
As professoras contam que irão visitar o Foto Studio Flash, de Campo Erê, para conhecer um pouco da história e desenvolvimento da fotografia. Após a visita, a professora Priscila, na disciplina de artes, irá trabalhar a fotografia em sala e a professora Ariane irá montar juntamente com as crianças uma autobiografia. Na sequência os alunos campoerenses irão montar um jornal da turma.
De acordo com o Currículo base do Território Catarinense, a Arte é um artefato da cultura humana e das relações que o sujeito estabelece com o contexto, com outros sujeitos e com ele mesmo. Desta forma, a professora Priscila, ressalta a importância de criar imagens por meio da fotografia em sala de aula, pois através dela os alunos desenvolvem imaginação, despertam a percepção do entorno, exercitam o poder de escolha e a autonomia. É uma forma prática e divertida de consolidar os componentes curriculares. Afinal, a fotografia na aprendizagem articula diversas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e cultura digital, tornando o aluno sujeitos de sua própria história.
 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90