06/11/2024 às 14h11min - Atualizada em 06/11/2024 às 14h11min
Crianças campoerenses visitam o Sentinela
22 alunos do CEM Maria Nelly, de Campo Erê, visitaram o Sentinela para aprender os processos de produção de um jornal e entender na prática a importância da leitura
Ruthe Kezia
Campo Erê
Além de incentivar a leitura, a visita dos alunos os auxilia a compreender o conteúdo trabalhado em sala de aula. No final da visita todos levaram um jornal para casa. ASO/Ruthe Kezia Uma das dificuldades da atualidade é a leitura e interpretação de texto, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura, o Centro de Educação Municipal Maria Nelly Trapp Catusso, através das professoras Ariane Crestani de Barba e Priscila Gonçalves Barboza elaboraram o projeto Fotografia, Valorizando Memórias.
Como parte do projeto, as professoras organizaram a visita de 22 alunos ao jornal Sentinela do Oeste em Palma Sola, para que eles conhecessem o local e os processos de produção de um jornal. A visita teve como finalidade mostrar às crianças a importância da leitura e como ela influencia na aprendizagem.
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O jornal é um suporte pedagógico valioso no desenvolvimento da leitura e escrita, pois aproxima o leitor ao meio inserido. É um material palpável que além de escritas que chamam a atenção, possuem imagens que facilitam a compreensão dos assuntos. É também algo diferente do que a maioria das crianças estão acostumadas no dia a dia, como celular, televisão, os meios digitais”, relata a professora Ariane.
Além de incentivar a leitura, a visita dos alunos os auxilia a compreender o conteúdo trabalhado em sala de aula. No final da visita todas as crianças levaram um exemplar de jornal para casa.
A professora relata que as crianças gostaram da visita e acharam legal e importante a função do jornalista e o que a função deste comunicador representa para a comunidade local, muitas vezes fazendo o registro histórico dos acontecimentos, noutras dando voz a pessoas que estão no anonimato ou ainda na divulgação de eventos e acontecimentos locais e regionais.
Muitas das crianças que foram até o Sentinela nunca tiveram contato com um jornal, as crianças ficaram impressionadas com a velocidade da impressão e como uma foto auxilia a compreender o que o texto retrata.
As professoras contam que irão visitar o Foto Studio Flash, de Campo Erê, para conhecer um pouco da história e desenvolvimento da fotografia. Após a visita, a professora Priscila, na disciplina de artes, irá trabalhar a fotografia em sala e a professora Ariane irá montar juntamente com as crianças uma autobiografia. Na sequência os alunos campoerenses irão montar um jornal da turma.
De acordo com o Currículo base do Território Catarinense, a Arte é um artefato da cultura humana e das relações que o sujeito estabelece com o contexto, com outros sujeitos e com ele mesmo. Desta forma, a professora Priscila, ressalta a importância de criar imagens por meio da fotografia em sala de aula, pois através dela os alunos desenvolvem imaginação, despertam a percepção do entorno, exercitam o poder de escolha e a autonomia. É uma forma prática e divertida de consolidar os componentes curriculares. Afinal, a fotografia na aprendizagem articula diversas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e cultura digital, tornando o aluno sujeitos de sua própria história.