08/11/2024 às 09h00min - Atualizada em 08/11/2024 às 09h00min
Está aberto o período de matrículas e rematrículas escolares
O período contempla todas as escolas da rede municipal de ensino, as matrículas e rematrículas poderão ser feitas até o dia 29 nas unidades que o aluno irá frequentar
Ruthe Kezia
Palma Sola
Para fazer a matrícula é obrigatório levar até as unidades de ensino todos os documentos da criança, bem como, a carteira de vacinação em dia, incluindo a vacina do COVID – 19. Está aberto em Palma Sola o período de matrículas e rematrículas escolares para o ano letivo de 2025. As matrículas e rematrículas que contemplam todas as escolas da rede municipal de ensino, da educação infantil até o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), se estendem até o dia 29.
A secretária de educação, Rosa Vargas, destaca que as matrículas de novos alunos deverão ser realizadas presencialmente nas unidades de ensino, na qual o aluno irá frequentar, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Para fazer a matrícula é obrigatório levar até as unidades de ensino os seguintes documentos: certidão de nascimento, CPF, histórico escolar, atestado de transferência [para alunos advindos de outras escolas], comprovante de residência atualizado, cópia do cartão do Bolsa Família [quando beneficiário], cópia do cartão do SUS do aluno, CPF e carteira de identidade dos responsáveis, carteira de vacinação e declaração da Unidade Básica de Saúde que a criança está com as vacinas atualizadas.
Para os alunos que possuem intolerância alimentar ou alergia que impeçam o desenvolvimento das atividades escolares, apresentar atestado médico para que seja providenciado a alimentação adequada. Já os alunos com deficiência, síndromes ou transtorno deverá ser apresentado laudo ou atestado da equipe multiprofissional da APAE/SUS ou da unidade de saúde pública.
Além da documentação é necessário que pais ou responsáveis estejam presentes, pois eles terão que responder um questionário [anamnese]. Através dessa pesquisa a escola obtém o histórico da criança, dados sobre sua saúde física e psicológica, com quem essa criança convive, entre outros. O principal objetivo é que, caso essa criança tenha alguma alteração, como a intolerância à lactose por exemplo, ela não venha a sofrer com isso na escola, que estará se preparando para melhor recebê-la.
As crianças de famílias de baixa renda que não possuírem veículo, haverá prioridade da matrícula na escola mais próxima a sua residência, onde facilite a frequência da criança.