19/11/2024 às 09h00min - Atualizada em 19/11/2024 às 09h00min
Martina brilha na patinação artística
Com o apoio da família e inspiração de grandes atletas, Martina se destaca nas competições e sonha em representar o Brasil no campeonato mundial
Jéssica Rebelatto
Guarujá do Sul
Martina Fiorela Grimm Zahn, de 9 anos, ela se dedica ao esporte desde os três anos. A jovem patinadora Martina Fiorela Grimm Zahn, de apenas 9 anos, começou sua jornada no esporte aos três anos, quando sua mãe, Suzanne, a levou para o primeiro treino. Desde então, a dedicação e amor pela patinação artística só cresceram, incentivada também por sua avó Madalena, suas principais motivadoras.
Martina tem como inspiração a patinadora Cristina Bock, cuja habilidade a encanta.
“Fico encantada com o jeito que ela patina”, comenta. Com uma rotina intensa, treina três vezes por semana, mas, em períodos de preparação para as competições, a carga aumenta para cinco ou seis vezes semanais. O maior desafio, segundo Martina, é acertar os novos passos e movimentos, uma tarefa que exige concentração e disciplina.
Antes de cada competição, Martina sente a animação de subir ao pódio. Em 2023, ela viveu seu primeiro momento marcante ao conquistar o quarto lugar na Copa Oeste, um feito que a impulsionou ainda mais. Em 2024, sua evolução foi evidente, alcançando o primeiro lugar na mesma competição e um segundo lugar no Campeonato Catarinense.
“Participar de competições é emocionante e muito divertido”, destaca Martina. Seu grande objetivo é participar de grandes campeonatos e continuar se aprimorando.
“Meu sonho é competir no campeonato brasileiro de patinação”, afirma Martina que vê no esporte uma paixão inabalável. A jovem garante que nunca pensou em desistir, já que patinar faz parte de quem ela é.
Martina não esconde que um dos momentos mais difíceis foi ter ficado em segundo lugar no Campeonato Catarinense deste ano, por décimos de diferença. Mas a experiência também lhe trouxe uma valiosa lição.
“Aprendi que cada detalhe faz muita diferença na patinação e que no próximo tenho muito a evoluir”. Contando com o apoio constante de sua família e de sua treinadora, Alessandra Luísa Schneiders, Martina segue focada em seu objetivo de esse tornar uma grande patinadora. Seu sonho é competir pelo mundo, levando consigo a mensagem de que a patinação é um esporte que pode ser desafiador e, ao mesmo tempo, extremamente divertido.