18/11/2024 às 14h09min - Atualizada em 18/11/2024 às 14h09min
Sicoob Palma Sola e Lions Club unem forças em ações pela saúde e bem-estar da comunidade
A parceria viabilizou aplicação de bioinseticida para o combate ao mosquito borrachudo e outros vetores, promovendo a saúde pública e preservação ambiental
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Eloir Paulo Flach, gerente da Cooperativa Sicoob, agência de Palma Sola durante a aplicação de bioinseticida. Na semana passada, o município de Palma Sola em parceria com o Lions Club e o apoio financeiro do Sicoob, realizou uma ação fundamental para o combate ao mosquito borrachudo (Simulium spp), além de outros insetos como o Aedes aegypti e o Culex. A atividade consistiu na aplicação de bioinseticidas em cursos hídricos urbanos, buscando reduzir as populações desses mosquitos e os incômodos causados pelas picadas, além de diminuir riscos de doenças transmitidas.
A ação foi coordenada pela engenheira agrônoma Claudia Manteli, e membro do Lions Club, que também é responsável técnica pela aplicação e monitoramento dos resultados. O projeto contou com um investimento total de R$ 21.840,00, sendo parte deste valor financiado pelo Sicoob, que patrocinou a aquisição do larvicida utilizado na operação.
Segundo Eloir Paulo Flach, gerente da Cooperativa Sicoob, agência de Palma Sola, a iniciativa reafirma o compromisso da cooperativa em promover ações em prol do bem-estar e da saúde da comunidade.
“Patrocinamos o Lions para que pudessem adquirir o produto necessário e realizar a aplicação. É uma satisfação participar de ações que beneficiam diretamente a população local,” afirmou.
A aplicação do larvicida foi feita de forma direcionada, utilizando pulverizadores costais e regadores em pontos estratégicos previamente mapeados. No primeiro momento, a ação abrangeu áreas urbanas do município, com previsão de novas aplicações nos próximos meses, caso seja necessário.
Além do Lions Club e do Sicoob, o projeto contou com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), Vigilância Sanitária, EPAGRI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL). Cada parceiro desempenhou um papel estratégico, desde o mapeamento das áreas de aplicação até o acompanhamento técnico da dosagem e execução.
O cronograma inicial prevê uma segunda aplicação na primeira semana de dezembro. Caso as avaliações indiquem necessidade, novas etapas poderão ocorrer em janeiro e fevereiro de 2024. A continuidade do projeto depende do monitoramento dos resultados e da disponibilidade de recursos para ampliar a cobertura da ação.
Ações como essa reforçam a importância do envolvimento comunitário no combate a problemas ambientais e de saúde pública, destacando Palma Sola como referência na busca por soluções sustentáveis.