05/12/2024 às 08h10min - Atualizada em 05/12/2024 às 08h10min
1ª Escrevendo com o Sicredi em Palma Sola
O projeto Escrevendo com o Sicredi é baseado no programa de TV Soletrando, porém ao invés de falar os alunos escrevem. O projeto tem como objetivo estimular os alunos a ler e escrever
A 1ª etapa do concurso ocorreu nas salas de aulas, onde os alunos que melhor se classificaram, participaram da etapa final que foi realizada no Centro de Eventos Jacob Zandoná. (Foto: Igor Vissotto)
Na última sexta-feira, dia 29, a cooperativa Sicredi, agência Palma Sola, realizou a etapa final do projeto Escrevendo com o Sicredi. O projeto tem como objetivo estimular os alunos a ler e escrever corretamente. Baseado no programa de TV Soletrando, o Escrevendo com o Sicredi funciona nos mesmos moldes, porém ao invés de falar, os alunos escrevem. O projeto existe desde 2018 e este ano foi realizado a primeira edição no município de Palma Sola, com os alunos do 5º e 9º ano, da rede municipal e estadual de ensino. Para o estudo, a Cooperativa disponibilizou materiais de leitura como: gibis da Turma da Mônica, gibi do Sicredi, que trabalha a educação financeira e o livro que conta a história da Cooperativa. A primeira etapa do concurso ocorreu nas salas de aulas, onde os alunos que melhor se classificaram passaram para a etapa final, que foi realizada no Centro de Eventos Jacob Zandoná. O gerente da cooperativa, José Fernando Pivatto, relata que o Sicredi realiza diversas ações na comunidade, no entanto que ele tem um carinho especial pelo projeto: Escrevendo com o Sicredi. Ele conta que quando surgiu a ideia de trazer o projeto para o município, a Cooperativa entrou em contato com a Secretaria de Educação, diretores e professores: “Esse projeto envolve muito os professores e alunos e estimula a leitura e a escrita, porque o aluno precisa ler, entender e depois escrever. Sem dúvida nenhuma, tudo que está ligado à educação é algo fantástico que precisa ser estimulado”. A diretora do Centro Educacional Municipal Fada Madrinha, Analigia Rampanelli, descreve que além das crianças aprenderem diversas palavras diferentes, esse projeto desenvolve habilidades na audição e na escrita das palavras. A professora do 5º ano, Mirlaine Capellari, que trabalhou juntamente com os alunos, relata que o projeto incentiva os alunos a criar o hábito da leitura e da escrita correta. Mirlaine acrescenta que a competição os motiva e como parte disso, a escola desenvolve aulas de leitura e práticas de ditado. Como maneira de incentivo a Cooperativa Sicredi premiou o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, com os respectivamente prêmios: notebook, Alexa e Klinde. Confira abaixo quem foram os alunos que classificaram na 1ª edição do concurso Escrevendo com o Sicredi em Palma Sola:
Categoria 5º ano 1º lugar: Vittoria Meireles da Silva [aluna do Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn]; 2º lugar: Beatriz Dapper Scwarz [aluna da Escola Municipal Castro Alves]; 3º lugar: Kaun Vinicius Camargo [aluno do Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn].
Categoria 9º ano: 1º lugar: Emily Vitoria da Silva Klein [aluna da Escola de Educação Básica Catharina Seger]; 2º lugar: Arthur Gabriel Reichert [aluno da Escola de Educação Básica Catharina Seger]; 3º lugar: Andressa Disner [aluna da Escola de Educação Básica Claudino Crestani].