01/01/2025 às 10h00min - Atualizada em 01/01/2025 às 10h00min
Lugar de paz próximo da natureza se encontra em Anchieta
O Refúgio das Cachoeiras está localizado no interior de Anchieta, ali os turistas e amantes da natureza são acordados com o som dos pássaros e desfrutam de tranquilidade
Ruthe Kezia
Anchieta
Atualmente o lugar conta com apenas uma cabana que comporta até cinco pessoas. Aline conta que sonha em ampliar o espaço, para poder viver apenas do Refúgio das Cachoeiras. Nesta época do ano as pessoas costumam ir viajar para descansar e conhecer novos lugares, porém próximo de nós existem riquezas e lugares lindos, onde se pode ficar isolado e próximo da natureza para recarregar as energias.
Poder acordar com o som dos pássaros, levantar e ser recebido com um bom café da manhã e durante a tarde tomar um banho de cachoeira, para muitos isso se chama riqueza, a qual pode ser encontrada no interior de Anchieta, mais precisamente no Refúgio das Cachoeiras.
Os proprietários do Refúgio, Aline Pires e seu marido Adriano José Strapasson, são naturais de Anchieta e contam que o lugar é inspirado em pontos turísticos de Caxias do Sul-RG, onde moraram durante 14 anos e ao retornarem para Anchieta, começaram a amadurecer a ideia de mostrar aos outros as riquezas que havia em sua propriedade.
Para procurar saber mais sobre o turismo, o casal participou de vários encontros e cursos:
“O município de Anchieta valoriza muito o turismo, então eles incentivaram e ofertaram cursos e palestras e nós aproveitamos para poder atender bem os nossos clientes”, pontua Aline.
Enquanto construíam a cabana, Aline e Adriano abriram trilhas para facilitar o acesso das pessoas às cinco cachoeiras. Após 10 meses o Refúgio das Cachoeiras inaugurou sua primeira cabana. O lugar é pensando exclusivamente nas pessoas que gostam de se aventurar, mas preferem estar próximo da natureza:
“As pessoas hoje procuram lugares para sair da correria do dia a dia e ficar em paz, tranquilos e aqui eles encontram isso”, afirma Aline. A cabana é equipada com uma cozinha completa, para dar maior autonomia para as pessoas e com uma banheira, que chama a atenção dos turistas. Para aqueles que desejam conhecer apenas as cachoeiras, Aline conta que cobram uma taxa de R$ 25 e as mesmas podem escolher se desejam acompanhamento ou não.
Grande parte dos clientes do Refúgio das Cachoeiras, está concentrado no Paraná, Aline conta que 90% de seus clientes são do estado paranaense, enquanto os demais são de cidades próximas como: Maravilha-SC, São Miguel do Oeste-SC e Chapecó-SC:
“Até hoje, nós tivemos aproximadamente 10 clientes de Anchieta”, acrescenta ela.
Planos futuros Atualmente o casal possui outra renda de trabalho, durante a semana seu marido trabalha em uma serraria, enquanto ela cuida do Refúgio, e nos finais de semana ambos se dedicam no novo empreendimento.
O casal sonha em poder viver apenas do Refúgio das Cachoeiras, hoje o lugar conta com apenas uma cabana que comporta até cinco pessoas. Com o grande sucesso e procura, eles estão projetando construir mais uma cabana, para acolher melhor os turistas.
Além de oportunizar para que mais pessoas conheçam o local, com a nova cabana, o casal terá uma fonte de renda:
“O trabalho do meu marido é bem cansativo e com mais uma cabana e com a renda do gado, ele não precisa mais sair para trabalhar e conseguimos cuidar mais daquilo que é nosso”, conclui Aline.