Lavar ou não o arroz? Confira o que a nutricionista fala
Com o objetivo de explicar o enigma se deve ou não fazer a pré-lavagem do arroz, o jornal Sentinela conversou com a nutricionista Lenise Kraemer de Anchieta
Jéssica Rebelatto
24/12/2024 10h00 - Atualizado há 4 semanas
Lenise explica que com a pré-lavagem são perdidos muitos nutrientes, vitaminas e alguns mi-nerais que são importantes para o nosso organismo, mesmo que em pequenas quantidades.
Muito além das discussões que surgem nas festividades do Natal, se na ceia natalina deve ter sobre a mesa o arroz com ou sem uvas passas, é se o arroz deve ser lavado ou não, antes de cozinhar. Para explicar esse enigma, o jornal Sentinela conversou com a nutricionista Lenise Kraemer de Anchieta.
Atuando como nutricionista há aproximadamente dois anos, o que motivou Lenise a seguir essa carreira foi gostar de cuidar da sua própria alimentação e com o curso poder mudar a vida de muitas pessoas. A nutricionista explica que essa discussão se dá por conta que anos atrás, o arroz vinha direto do produtor ou da plantação para a mesa das pessoas, e no mesmo era encontrado pedrinhas, sujeiras e em alguns casos, até a casquinha do arroz, por isso era necessário fazer a pré-lavagem do arroz.
“Mas atualmente, o arroz que compramos no mercado, passa por um processo muito maior e sofre algumas mudanças, não sendo necessário fazer a pré-lavagem do arroz”, explica Lenise. Ela acrescenta que com a pré-lavagem são perdidos muitos nutrientes, vitaminas importantes para o nosso organismo como: B1, B2, B3 e B6, e alguns minerais como: potássio, ferro e magnésio, mesmo que em pequenas quantidades.
Algumas pessoas lavam por hábito, Lenise aconselha que logo após a pré-lavagem, o arroz deve ser posto para cozinhar, pois assim irá perder menos nutrientes. “
Também tem a questão que o arroz não deve ficar de molho, por muito tempo na água, pois acaba criando microrganismos que trazem malefícios para a saúde de quem está se alimentando com esse arroz”, informa a nutricionista.
Outra questão que Kraemer aborda é sobre o pozinho branco que fica em cima da água na hora de cozinhar:
“Esse pó é do próprio arroz, não é uma sujeira e ele não é prejudicial à saúde, a não ser que a pessoa seja alérgica”. Os nutrientes que se perdem ao fazer a pré-lavagem, são importantes para manter uma vida saudável. O nosso corpo precisa que esses nutrientes estejam presentes durante todos os dias no nosso corpo, para que tenhamos um aporte nutricional.
O arroz por si só, contém diversos nutrientes, mas quando misturados com uva passa ou outros temperos e legumes como: brócolis, cenouras e milho, esses nutrientes são complementados:
“Mesmo em uma ceia de Natal podemos estar ingerindo nutrientes e tendo um suporte nutricional”, descreve Lenise.
A nutricionista explica sobre a diferença dos tipos de arroz, ela comenta que o arroz parboilizado passa por alguns processos a mais e o de acordo com ela, o integral passa por menos processos:
“Por isso que o arroz integral perde menos fibras, se tornando mais saudável que o branco e o parboilizado”, finaliza a nutricionista Lenise.
FONTE: Anchieta