Há risco de uma nova epidemia de dengue em Palma Sola
O município de Palma Sola, registrou o primeiro caso de dengue, o Setor de Endemias reforça os cuidados necessários e alerta sobre possível risco de uma nova epidemia de dengue
Ruthe Kezia
09/01/2025 16h30 - Atualizado há 3 semanas
O Setor de Epidemiologia segue trabalhando no controle da proliferação do mosquito, aplicando inseticida em pontos pré determinados, conforme protocolo do Ministério da Saúde. (Foto: Divulgação)
O ano mudou, porém o mosquito da dengue continua transmitindo a doença. É importante que a população esteja alerta sobre os riscos e cuidados necessários, para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Segundo a enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Edite Cirino, o primeiro caso da dengue registrado neste ano, trata-se de uma mulher. A mesma está em observação e recuperação no município.
Edite conta que a mulher viajou para um município onde a dengue já estava em circulação: “O controle de endemias está acompanhando a paciente, desde a suspeita do caso, a fim de evitar a proliferação de possíveis vetores infectados”, observa a enfermeira.
A melhor maneira de combater a dengue é prevenindo, e isso começa com pequenas atitudes no dia a dia, como o uso de repelentes e eliminando criadouros do mosquito. Evite que a água fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios. Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana. Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
Edite conta que o Setor de Epidemiologia segue trabalhando no controle da proliferação do mosquito, aplicando inseticida em pontos pré determinados, conforme protocolo do Ministério da Saúde, com o objetivo de eliminar o mosquito.
Boletim epidemiológico
O último boletim epidemiológico emitido pelo Setor de Endemias de Palma Sola, no dia 8, relata que o município possui 9 casos positivos para o Covid 19 em recuperação e um caso positivo para a dengue.
“O cuidado deve existir em todos os domicílios, estamos em risco real de uma nova epidemia de dengue”, conclui Edite Cirino.
FONTE: Palma Sola