Fogo destrói pavilhão da Palma Sola Piscina Clube
O Palma Sola Piscina Clube amanheceu em chamas no dia 16, até então não se sabe a causa exata do incêndio, há indícios que o fogo tenha iniciado na cozinha do pavilhão principal
Ruthe kezia - Palma Sola
22/01/2025 11h00 - Atualizado há 1 semana
O pavilhão principal, com mais de 400 metros quadrados, de dois pisos, ficou completamente destruído com o incêndio.
Um lugar que já proporcionou momentos de comunhão em família e muita alegria para os palmassolenses, hoje traz tristeza. Na madrugada da última quinta-feira, dia 16, o Palma Sola Piscina Clube amanheceu em chamas, uma notícia que abalou os associados e a comunidade, pois o lugar já sediou dezenas de eventos da entidade e toda a comunidade palmassolense.
Inaugurado em 1981, hoje a Palma Sola Piscina Clube possui aproximadamente 250 associados, entre patrimoniais e participativos. No local, foram realizados diversos eventos e concursos como: Garota Piscina Clube e o Desfile da Rainha e Princesa da Palma Sola Piscina Clube. Esses eventos eram comuns e tinham grande aceitação pela comunidade que se envolvia com os projetos do Clube, além de ser um espaço para as famílias. Todos os associados têm memórias dentro desta edificação, onde foram realizadas festas de aniversário, jantares, almoços, casamentos e uma infinidade de eventos.
A diretoria da Palma Sola Piscina Clube explica que a manutenção da estrutura estava em dia e com o alvará dos órgãos competentes, mas também lembra que se trata de uma estrutura antiga. Poliana Santolin, membro da diretoria do Piscina Clube, acrescenta que recentemente havia sido trocada a fiação do espaço e instalado um sistema de alerta de incêndio: “Mas infelizmente é um fortuito, a gente não tem como prever o que vai acontecer”, declara Poliana.
O pavilhão principal de dois pisos, ficou completamente destruído com o incêndio. O presidente da Palma Sola Piscina Clube, Diogo Riviera, comenta que por conta de ser uma estrutura antiga, com boa parte de madeira, não havia seguro do pavilhão principal.
A diretoria da Palma Sola Piscina Clube comunica que ainda no final de semana o pátio, o campo e a quadra de areia foram disponibilizados para os sócios, porém a área da piscina está sendo limpa e deve ser liberada no decorrer da semana. Diogo enfatiza que é proibido o acesso de qualquer pessoa ao pavilhão sinistrado.
Com a pressão e calor do fogo, os vidros das janelas e as telhas de amianto estouraram, armazenando dentro da piscina alguns resquícios de cacos de vidros e das telhas. Sendo assim, as piscinas foram esvaziadas e limpas com lava jatos, para remover qualquer material.
Relembrando o caso
O incêndio iniciou durante a madrugada da última quinta-feira, dia 16, por volta das 2h45, até o momento não se sabe a causa exata do incêndio. Em busca de respostas, a diretoria do Palma Sola Piscina Clube acionou os bombeiros, Celesc e demais órgãos competentes para que os mesmos realizem uma perícia no espaço e verifiquem o que ocasionou esse incêndio. Até o momento a diretoria não recebeu o laudo conclusivo.
Devido a região da cozinha, que fica no piso de baixo do pavilhão, ter sido a que mais sofreu com a ação do fogo, há indícios que o incêndio tenha iniciado ali e se espalhado para os demais lugares. O ecônomo do Clube, Nédio, que mora ao lado do pavilhão, juntamente com sua esposa, perceberam o início do incêndio e ligaram para os bombeiros.
Segundo relatos, em menos de 10 minutos a Corporação estava no local para apagar as chamas, devido a proporção e rapidez que o fogo se espalhou, foi necessário acionar o apoio da guarnição de Campo Erê. O combate durou em torno de 3h ininterruptamente. Durante o dia, a equipe foi chamada novamente para realizar o rescaldo em alguns pontos que apresentavam risco para uma possível volta das chamas.
FONTE: Palma Sola