Janete Dallo assume Secretaria de Saúde de São José do Cedro
Com vasta experiência em serviço social, Janete Dallo fala sobre os desafios de gerir a saúde no município e os planos para o futuro
Jéssica Rebelatto - São José do Cedro
31/01/2025 14h00 - Atualizado há 4 dias
Janete Dallo, nova secretária de Saúde de São José do Cedro, destaca a importância do acolhimento e do atendimento humanizado na gestão da pasta. ASO/Ruthe Kezia
Janete Dallo é a nova gestora da Secretaria de Saúde de São José do Cedro. Formada em Serviço Social, Janete recebeu o convite do prefeito Fernando e do vice Enio para assumir o cargo e enfrentar o desafio de comandar uma das pastas mais importantes da administração pública. Natural de São Miguel do Oeste, Janete se mudou para São José do Cedro aos 14 anos, onde construiu sua carreira profissional, inicialmente trabalhando no comércio e, posteriormente, na APRISCO, como educadora social. Durante esse período, surgiu seu interesse pela área de serviço social, culminando em sua formação e atuação como assistente social na APAE de Guaraciaba.
Embora tenha um longo histórico no campo da assistência social, Janete afirma que a Secretaria de Saúde exige uma abordagem que integra tanto a parte técnica da saúde quanto o acolhimento social. "A saúde envolve um viés técnico, mas também é essencial o viés social, que é o acolhimento, ouvir as pessoas. Muitas vezes, quem busca o serviço de saúde não está apenas debilitado fisicamente, mas também emocionalmente, e é nosso foco garantir que essas pessoas sejam bem atendidas, ouvidas e encaminhadas da melhor forma possível", afirmou.
Assumir a Secretaria de Saúde, no entanto, foi um desafio que causou apreensão no início, principalmente por se tratar de uma área que lida diretamente com a vida e o bem-estar das pessoas. "Foi um pouco assustador no começo, pois a saúde lida com algo tão delicado, mas conversei com minha família e recebi muito apoio. Decidi então aceitar esse desafio e tentar dar o meu melhor para atender bem à nossa população", explicou.
Em relação ao trabalho realizado até agora, Janete se sente realizada, embora reconheça que a gestão na área da saúde é mais desafiadora do que imaginava. "É muito gratificante poder receber as pessoas, ouvi-las e tentar ajudar".
Com relação aos projetos para o futuro, Janete revelou que a Secretaria está em um momento de adaptação, com renovação de contratos e licitações em andamento. Além disso, a pasta enfrenta um desafio adicional com a ausência de alguns profissionais em férias. "Estamos aos poucos nos inteirando das demandas da Secretaria e, futuramente, vamos divulgar as ações que pretendemos desenvolver para melhorar o atendimento à população", concluiu.