1º sessão na Câmara dos vereadores mirins de Cedro

Na última semana a 9ª Legislatura de vereadores mirins de São José do Cedro, realizou a primeira sessão ordinária, onde foram relatados os históricos das escolas e solicitado pedidos

Ruthe Kezia - São José do Cedro
20/03/2025 11h16 - Atualizado há 2 semanas
1º sessão na Câmara dos vereadores mirins de Cedro
Além de relatar o histórico da escola, os nove vereadores mirins solicitaram melhorias do lixo no interior, um laboratório para escola do distrito de Mariflor e maior difusão do Parlamento Jovem. (Foto: Divulgação)

Na última semana, a Câmara de vereadores de São José do Cedro realizou a primeira sessão ordinária dos vereadores mirins, que foram empossados no dia 26 de fevereiro. Em 2015, foi criado o programa no município, que já está na 9ª legislatura.

A secretária executiva, Elizabete Terezinha Vendruscolo Blasi, relata que são nove vereadores mirins, eleitos pela comunidade escolar, e que os mesmos, assumem um trabalho como os vereadores titulares. Na primeira sessão, os vereadores mirins participaram de um estudo sobre o funcionamento das sessões e do administrativo da Câmara.

Em seguida, os nove vereadores mirins participaram da sua primeira sessão ordinária, onde relataram o histórico das seis escolas que representam, sendo elas: E.E.F. Osni Medeiros Regis, do distrito de Mariflor, interior do município [representada pelo vereador presidente, André Luiz Tonezer Albonico], Centro Municipal de Educação Girassol-Cemeg [representada pelos vereadores, Amanda Lavall e Eduardo Lucas Verdi], E.E.B São José [representada pelos vereadores Gabriele Môssmann Baumgartner e João Vitor Belloli Ferráboli], E.E.B. Cedrense [representada pelos vereadores Julia Utzig e Luiz Fernando Schneider Bruzzo], E.E.F. Padre Réus, do distrito de Padre Réus, interior do município [representada pelo vereador Marco Antônio Reichert], e E.E.B. Serafim Bertaso, da Comunidade de São Vendelino, interior do município [representada pelo vereador Wilian Dias Liría].

Além do histórico, os vereadores que representam as escolas do interior solicitaram melhorias em relação ao lixo na comunidade e um laboratório para a Escola Osni Medeiros Regis, do distrito de Mariflor. A vereadora Amanda Lavall, solicitou maior divulgação do Parlamento Jovem nas escolas.

Os nove vereadores mirins são alunos do 6º ao 9º ano, entre 12 a 15 anos. O projeto os auxilia a desenvolver sua oratória e incentiva a seguir com a carreira no Legislativo: “Em anos anteriores, tivemos alguns que sonham no futuro serem deputados, outros dizem não pensar nisso, mas só pelo fato deles terem colocado o nome a disposição e terem sido eleitos pelos seus colegas de escola, é porque eles têm alguma coisa a ver com isso”, relata Elizabete.

A 9º Legislatura conta com uma novidade, foi realizado um sorteio, onde cada vereador mirim, tem como padrinho um vereador titular. A secretária explica que esse novo método, instiga ainda mais o interesse dos vereadores mirins, pois em qualquer situação irão poder contar com uma ajuda direta.

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90