No mês passado, a Câmara Municipal de Guarujá do Sul realizou a cerimônia de posse dos nove vereadores mirins eleitos para o mandato de 2025. O projeto, que já está em sua 4ª edição, tem como objetivo proporcionar experiência prática sobre o funcionamento do Legislativo, incentivando a participação cidadã dos estudantes do município.
Os vereadores mirins foram escolhidos por meio de eleição direta, realizada dentro das escolas municipais e estadual. A campanha eleitoral foi conduzida nas escolas e após a votação, nove representantes foram eleitos, abrangendo estudantes de três escolas do 5º ao 9º ano, sendo elas: Escola Municipal Núcleo Arco-Íris [representada pelos vereadores mirins: Augusto Brandt Bremm, Davi Ascoli, Elza Line Weschenfelder, Lívia Tedesco e Miguel Schrader de Mattos], Escola Municipal Sementes do Amanhã, da linha Pessegueiro [representada pelos vereadores mirins: Amanda Gabrieli Germano e Mateus Henrique Pagno], e Escola Estadual Elza Mancelos de Moura [representada pelos vereadores mirins: Arthur José Heck e Laura Valentina Marder].
Durante a cerimônia de posse, os vereadores elegeram a mesa diretora, composta por presidente [Miguel Schrader de Mattos], vice-presidente [Augusto Brandt Bremm], 1º secretário [Lívia Tedesco] e 2º secretário [Arthur José Heck]. As sessões serão realizadas mensalmente, totalizando 12 encontros ao longo do ano, sendo que alguns meses contarão com duas reuniões para compensar o período de recesso.
O projeto dos vereadores mirins busca incentivar a compreensão sobre o funcionamento do Poder Legislativo, permitindo que os jovens proponham indicações e projetos de interesse comunitário. Embora as decisões finais sejam validadas pela Câmara Municipal, os estudantes têm autonomia para sugerir melhorias para a cidade. Em edições anteriores, algumas propostas foram implementadas, incluindo melhorias na infraestrutura escolar e na coleta de lixo.
Um dos momentos mais aguardados pelos vereadores mirins é a visita ao Legislativo Estadual em Florianópolis. O passeio, realizado anualmente, permite que os estudantes conheçam de perto o funcionamento da Assembleia Legislativa e conversem com deputados estaduais.
Oportunidade para o futuro
Segundo o presidente da Câmara Fabricio Wagner, o programa tem se mostrado eficaz na formação política e cidadã dos estudantes, despertando o interesse pela atuação política e social: "Esse projeto abre portas para jovens que, no futuro, podem vir a ocupar cargos no Legislativo ou no Executivo. Eles já saem com uma base sólida de conhecimento sobre como funciona o processo político”.
A nova turma de vereadores mirins já está pronta para iniciar os trabalhos, contribuindo ativamente com ideias e projetos para melhorar a cidade e representar os interesses da comunidade escolar.
Seminário de Iniciação
Na última segunda-feira, dia 31, a Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul sediou o Seminário de Iniciação para a nova legislatura, que reuniu os vereadores mirins Guarujá do Sul, São José do Cedro, Tunápolis-SC e São Miguel do Oeste-SC.
O objetivo do Seminário foi preparar os futuros líderes municipais desde o início de suas jornadas políticas, proporcionando conhecimento sobre o que envolve a atividade parlamentar e oferecendo maior segurança para que possam desempenhar seus mandatos com mais eficácia. A Constituição e o Poder Legislativo, o papel do Vereador, argumentação e oratória, foram alguns dos temas pautados.