A partir desta segunda-feira, 7 de abril, tem início a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação é promovida anualmente e tem como objetivo proteger a população contra os principais vírus da gripe. O Dia D da campanha está marcado para 10 de maio, com programação especial ainda a ser definida pela equipe de saúde.
Segundo a técnica de enfermagem Jucelane Aparecida Mezari Mossmann, a vacina deste ano é trivalente, oferecendo proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. "É fundamental que as pessoas se vacinem, especialmente os grupos prioritários, pois o vírus se espalha com facilidade e pode causar complicações sérias", destaca.
Fazem parte do público-alvo:
Após o Dia D, a vacinação será aberta à população em geral.
Apesar da importância, Jucelane aponta uma baixa adesão nos últimos anos. Para ela, a desconfiança gerada por boatos e Fake News durante a pandemia da Covid-19 pode ter influenciado negativamente. “Muita gente acha que a vacina não faz efeito ou acredita em teorias que desacreditam o trabalho da ciência. Isso é preocupante, porque a vacina é feita para proteger, para o bem da população”, afirma.
A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Para facilitar o acesso, a unidade de saúde estará aberta em horário estendido nas sextas-feiras até as 19h. Nos demais dias, o atendimento ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15.