Desde 2016, o projeto Fortalecendo Laços oferece mais do que apoio: oferece cuidado, escuta e pertencimento para pacientes oncológicos, seus familiares e cuidadores. Idealizado pela assistente social Cristiane Letícia Barimaquer e abraçado por uma equipe multiprofissional, o projeto realiza encontros mensais que unem informação, afeto e leveza.
As atividades, que vão de oficinas temáticas a momentos de lazer, como música, bingo e festas típicas, criam um espaço de respiro em meio ao tratamento. “Eles precisam de mais do que consultas. Precisam de alguém que os olhe com carinho, que acolha”, explica Cris.
Com uma média de 40 participantes por mês, o grupo também é uma rede de apoio prática: o contato direto via WhatsApp facilita agendamentos, orientações e resolve demandas do dia a dia, com agilidade e empatia.
Mais do que um serviço, o projeto “Fortalecendo os Laços” virou um ponto de segurança emocional. Ao partilharem experiências, pacientes sentem-se fortalecidos e motivados a seguir em frente. “Ali, eles veem que é possível vencer. Que não estão sozinhos”, diz Cristiane.
Reconhecido em nível nacional como Prática Exitosas do SUS, o projeto é um exemplo de como o cuidado integral pode transformar realidades — unindo o tratamento médico ao que é mais humano: o vínculo.