A EEB Claudino Crestani realizou no mês de abril duas importantes atividades com os alunos do Ensino Médio. As ações fizeram parte do planejamento escolar e de propostas desenvolvidas dentro do curso Técnico em Administração.
No dia 14 de abril, as turmas dos segundos anos participaram de uma viagem a Foz do Iguaçu, com o objetivo de conhecer as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Os estudantes foram acompanhados por professores, assessora de direção e alguns pais.
A atividade faz parte do planejamento da escola desde 2022, por meio do programa PDDE NEM-Itinerários Formativos. A proposta era realizar uma viagem de estudo com os alunos do primeiro ano do ensino médio, porém, devido ao calendário escolar de 2024, a viagem foi transferida para o início de 2025, sendo realizada com os alunos que cursavam o primeiro ano no ano anterior. A continuidade da ação em 2025 dependerá da manutenção do programa que fornece o recurso financeiro.
Desde que a iniciativa foi implantada, os alunos da escola já realizaram viagens para Cascavel-PR, em 2022, com visitas ao Museu de Arte e Zoológico Municipal e para Ametista do Sul-RS em 2023.
Além da viagem, nos dias 9 e 16 de abril, a turma do 2º ano 1 do curso Técnico em Administração realizou uma visita à empresa de madeira Palma Sola S/A, referência no setor madeireir. A atividade foi organizada pela professora Luana Gasparetto, como parte das ações desenvolvidas dentro do curso técnico.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto cada etapa do processo produtivo, desde o manejo responsável da matéria-prima até o produto final. A atividade proporcionou a integração entre teoria e prática dos componentes curriculares de Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas e Marketing, além de permitir reflexões sobre as exigências do mercado e o compromisso ambiental no setor madeireiro.
Além dos conhecimentos técnicos, a visita também teve como objetivo oportunizar aos estudantes o contato com a empresa Palma Sola S/A, local onde a maioria das famílias palmassolenses trabalham. “Com essa visita, os jovens tiveram noção de quão importante a firma é não só para nosso município, mas também no setor de exportação de vários países”, afirmou a assessora de direção Francieli Zamboni.