Hoje, dia 10, a Secretaria de Saúde de Palma Sola está promovendo o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, com atendimento especial na sala de vacinas, da Unidade Sede, das 8h às 16h, sem interrupção ao meio-dia.
De acordo com o secretário de saúde, Thiago Luchezi, a campanha, que até então era voltada exclusivamente aos grupos prioritários, a partir de hoje, passa a contemplar toda a população acima de seis meses de idade. Além da vacina contra a influenza, estão sendo disponibilizadas as demais doses do calendário vacinal.
“A vacinação é extremamente importante. Hoje, as autoridades de saúde nos mostram que muitos hospitais e UTIs estão lotados por conta da gripe, algo que poderia ser evitado com a vacina”, afirmou Luchezi. Ele acrescenta que esse é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e dever da população manter a caderneta em dia.
O secretário ressaltou que a procura está dentro da expectativa e agradeceu à equipe do posto de saúde pelo empenho na organização da ação. Apesar disso, ele alertou para a baixa adesão registrada até o momento na cidade e em outros municípios da região.
“A adesão ainda está baixa. Por isso, reforçamos o pedido para que a população compareça, se vacine e cuide da própria saúde, evitando complicações e sobrecarga no sistema hospitalar”, reforçou.
Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS. Quem não conseguir se vacinar neste sábado poderá procurar a unidade de saúde durante a próxima semana, em horário comercial.