Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Teatro em Palma Sola promove conscientização sobre o Maio Laranja

Apresentação teatral reuniu alunos de diversas escolas para conscientizar sobre abuso infantil, destacando a importância da prevenção, do diálogo e dos canais de denúncia.

Igor Vissotto - Palma Sola
27/05/2025 15h12 - Atualizado há 1 dia
Teatro em Palma Sola promove conscientização sobre o Maio Laranja
Teatro leva conscientização às crianças de forma lúdica e educativa, abordando temas como limites, autocuidado e canais de denúncia no combate ao abuso infantil. (Foto: Divulgação)

No dia 22 de maio, a Secretaria de Assistência Social de Palma Sola promoveu uma ação especial dentro da campanha Maio Laranja, com a apresentação de uma peça teatral voltada à conscientização e prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade reuniu alunos de várias escolas do município e contou com falas da equipe técnica da assistência social, que reforçaram a importância do diálogo e da informação.

Segundo a secretária de Assistência Social, Nádia Calegari, a ação integra as mobilizações do dia 18 de maio, data nacional de combate à exploração sexual infantil. “Hoje a gente está apresentando uma peça teatral em prol da campanha, com a participação de crianças das escolas Cerro Azul, Estadual, Linha Brasil, Menino Deus, além das crianças do Serviço de Convivência, que fazem parte das nossas atividades no CRAS. Também deixamos aberto para quem mais quisesse participar”, destacou Nádia.

A assistente social Alessandra Ardenghy explicou que a escolha do teatro como ferramenta educativa permite abordar o tema de maneira acessível e eficaz. “As crianças vão ter conhecimento principalmente dos canais de denúncia e de quando devem fazer essa denúncia. Também falamos sobre o cuidado com o corpo, sobre o toque – o que é permitido e o que não é. É uma forma de empoderar as crianças desde pequenas, ensinando-as a reconhecer e impor limites.”

A psicóloga Giana Scaratti reforçou a necessidade de falar sobre o assunto desde cedo, adaptando a linguagem de acordo com a faixa etária. “Não existe idade para começar esse tipo de conversa. O teatro é uma forma lúdica, mais suave de trabalhar o tema, mas ainda assim muito importante. A realidade da violência sexual existe em todos os lugares, inclusive no nosso município. Por isso, quanto mais falamos e informamos, mais preparamos nossas crianças e adolescentes para enfrentarem essa realidade.”

A ação reafirma o compromisso da rede de proteção social do município com a prevenção e o enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes, buscando, por meio do conhecimento e do diálogo, garantir um ambiente mais seguro e saudável para o desenvolvimento das futuras gerações.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/D3wRLwEubORIQvZN0RYO0q
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90