Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Leitura toma o lugar do celular em projeto da Escola Xavantes

Feira do Livro incentiva alunos da EMEIF Xavantes a levarem livros para casa nas férias com apoio dos pais e com parte da arrecadação revertida para compra de novos livros para a biblioteca

Ruthe Kezia - Anchieta
21/07/2025 08h00 - Atualizado há 1 semana
Leitura toma o lugar do celular em projeto da Escola Xavantes
Alunos participam da Feira do Livro na Escola Xavantes, que oferece uma variedade de títulos para estimular a leitura e renovar o acervo da biblioteca escolar. (Foto: Ruthe Kezia)

Com o tema “Menos telas e mais livros”, a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Xavantes realizou uma Feira do Livro voltada aos alunos do maternal ao 5º ano. A iniciativa foi pensada especialmente para o período de férias escolares, como forma de incentivar a leitura também fora da sala de aula e oferecer uma alternativa ao uso excessivo de celulares, computadores e televisão.

Segundo a diretora Elisangela Contini, o objetivo é que as crianças levem livros para casa e aproveitem parte do tempo livre para ler. “A leitura ajuda a escrever melhor, se comunicar e desenvolver o pensamento. E nas férias, um tempinho para ler faz a diferença”, afirmou.

A feira foi organizada em parceria com a Papelaria e Bazar Bom Jesus, de Anchieta. Parte do valor arrecadado com a venda dos livros será revertida à escola em forma de novos exemplares para a biblioteca. “Combinamos que, em vez de recebermos dinheiro, vamos escolher livros novos e diferentes para nosso acervo. Pensamos em títulos que realmente chamem a atenção das crianças, com muitas imagens e conteúdo atrativo, já que nem sempre elas se interessam por livros apenas com texto”, explicou a diretora.

Apesar de estar no início, a feira já mostrou um resultado positivo. “Me surpreendi. A procura está grande, os alunos estão animados e os pais estão colaborando. É gratificante ver esse envolvimento com algo tão importante”, destacou Elisangela.

A escola atende cerca de 170 estudantes entre dois e onze anos. Segundo a diretora, os professores já trabalham a leitura em sala de aula por meio de atividades diárias e empréstimos de livros. A ideia, agora, é ampliar essas ações no futuro com projetos ainda mais estruturados.

A leitura é fundamental em todas as etapas. Quem lê mais, aprende mais, desenvolve vocabulário e amplia a visão de mundo. Além disso, os livros despertam a imaginação e ajudam a formar leitores desde cedo. E isso a gente leva para a vida toda”, concluiu.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90