Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

APAEs da região participam da Olimpíada das APAEs de SC

As APAEs participaram com diversos alunos na 23ª Olimpíada das Apaes de SC, na categoria de atletismo, Nado Livre e lançamento de pelota, conquistando diversas medalhas de bronze e prata

Ruthe Kezia - São José do Cedro
24/07/2025 08h14 - Atualizado há 6 dias
APAEs da região participam da Olimpíada das APAEs de SC
Mesmo com as limitações naturais que cada aluno enfrenta, um dos atletas conquistou a medalha de bronze na APAE de São José do Cedro, enquanto os demais receberam medalhas de participação. (Fpoto

A Apae de São José do Cedro, representada por quatro alunos, participou da 23ª Olimpíada das Apaes de Santa Catarina, realizada em Chapecó-SC, na categoria de atletismo. A participação foi marcada por emoção, esforço e conquistas que vão muito além das medalhas.

A diretora da APAE, Cristiane Luvison Henges, destacou que o evento reuniu representantes de toda a região, com uma delegação composta pelas nove Apaes que integram a regional, incluindo Palma Sola, Guarujá do Sul, Campo Erê e Anchieta.

Mesmo com as limitações naturais que cada aluno enfrenta, a preparação foi intensa: “Eles treinaram muito para chegar nesse ponto e ganhar medalhas. O simples fato de participarem, já demonstra uma grande inclusão”, enfatizou Cristiane. Um dos atletas conquistou a medalha de bronze, enquanto os demais receberam medalhas de participação. Ela ainda destaca que os alunos não voltam contentes para casa, se não receberem ao menos uma medalha.

A escolha dos atletas que participaram da etapa estadual, se deu a partir de uma fase anterior. No ano passado a Apae participou da fase regional da Olimpíada e os melhores classificados passaram para a fase estadual.

Além do aspecto esportivo, Cristiane ressaltou a importância desses momentos na formação e no desenvolvimento dos alunos. “A Apae não é uma escola tradicional. Temos várias atividades e os jogos são uma das experiências diferentes proporcionadas a eles”, afirmou.

 

Alunos envolvidos em outras ações

Paralelamente às Olimpíadas, os alunos participaram de outras iniciativas importantes, a exemplo do concurso de fotografia, onde dois alunos se classificaram, um em 1º lugar e o outro em 3º lugar. Além disso, os alunos estão produzindo cartazes para o Festival Nossa Arte. A diretora acrescenta que além dos atendimentos e da parte pedagógica, os alunos estão envolvidos em projetos da comunidade.

Para Cristiane, os benefícios dessas experiências são visíveis e fazem a diferença no desenvolvimento e na autoestima dos alunos. Além de que a comunidade passa a enxergar o valor dos alunos, fato esse que faz a diferença.

 

APAE de Palma Sola é destaque

A participação dos atletas da APAE de Palma Sola na 23ª Olimpíada Estadual das APAEs foi marcada por superação e conquistas. A delegação se destacou como a maior medalhista da regional Extremo Oeste, composta por nove municípios. No total, foram quatro medalhas de prata: Ângela Teles de Lara no salto em distância, Camila Pelle na natação 25 metros nado livre, e duas para Gilberto Rodrigues da Silva, na caminhada especial de 25 metros e no lançamento de pelota.

Segundo a professora de educação física, Raquel Baroni, o principal fator para o sucesso foi o empenho dos próprios competidores. Ela relata que a dedicação aos treinos era intensa e que a cada dia eles demonstravam o desejo de se superar. A delegação, composta também por Elaine Furtado e Alvício Dahmer, treinou de forma consistente, com os atletas sempre buscando melhorar suas marcas e desempenho para a competição estadual.

O resultado expressivo também é fruto de um trabalho em equipe que envolveu múltiplos setores da instituição. A direção da APAE apoiou a iniciativa, enquanto a equipe pedagógica auxiliou nos treinos. Além disso, os fisioterapeutas da equipe de saúde do SUS foram fundamentais no trabalho de fortalecimento muscular e na prevenção de dores, garantindo que os atletas estivessem em suas melhores condições.

Apesar do excelente desempenho e de terem "batido na trave", os atletas não irão para a fase nacional em Brasília, pois apenas os primeiros colocados de cada modalidade garantem a vaga. Mesmo assim, a professora Raquel descreve a experiência como emocionante e gratificante. "Foi muito bom poder participar dessa experiência com eles, dessas vivências, isso é muito bom", conclui

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90