Homem que colocou fogo no porão da casa de Albino foi preso

O homem, de 25 anos, que colocou fogo na residência da ex-mulher foi preso na tarde de hoje, dia 09. A mesma morava no porão da casa de Albino Gasperin, que foi incendiada na noite da última quinta-feira, dia 07

Ruthe Kezia - Palma Sola
09/08/2025 17h56 - Atualizado há 2 dias
Homem que colocou fogo no porão da casa de Albino foi preso
Homem de 25 anos, colocou fogo na casa da ex-mulher, após ter sido intimado das medidas protetivas de urgência deferidas em favor da vítima. (Foto: Ruthe Kezia)

Suspeito por colocar fogo na casa da ex-mulher, na noite da última quinta-feira, dia 07, por volta das 22h, foi preso. A mulher residia no porão da casa de Albino Gasperin, de 80 anos, na rua Vicente Mario Dal Ponte, em Palma Sola, em frente à Garagem Municipal.

Desde os primeiros momentos os policiais atuaram para identificar o suspeito. Durante a última sexta-feira, dia 08, o setor de investigação da Delegacia de Polícia de Palma Sola, atuou para identificar o responsável, ouvindo diversas testemunhas e analisando imagens de segurança.

Como resultado, verificou-se que o principal suspeito do incêndio era o ex-companheiro da mulher e que o fogo teve início logo após ele ter sido intimado das medidas protetivas de urgência deferidas em favor da mulher.

De acordo com a polícia, no momento do incêndio ela estava trabalhando, mas o dono da residência, que morava em cima, estava em casa e por muito pouco, não acabou carbonizado. Diante dessas informações, o Delegado da Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito. O pedido teve a manifestação favorável do Ministério Público e o deferimento da prisão pelo Magistrado.

Na tarde de hoje, dia 09, os Policiais Civis, integrantes da Operação Protetor das Fronteiras, e Policiais Militares de Palma Sola, deram cumprimento ao mandado de prisão, sendo o investigado, de 25 anos, encaminhado para o Presídio de São José do Cedro.

O suspeito encontra-se a disposição da justiça e, tão logo a investigação seja concluída, no decorrer da próxima semana, os autos concluídos serão encaminhados ao Judiciário.

 

Relembrando o caso

Um incêndio na noite da última quinta-feira, dia 07, na rua Vicente Mario Dal Ponte, em Palma Sola, em frente a Garagem Municipal, destruiu completamente a residência de Albino Gasperin, de 80 anos, em Palma Sola. O fogo que iniciou por volta das 22h, se originou do porão da casa, que estava alugado, e rapidamente se espalhou para toda a estrutura, atingindo também pequenas casas nos fundos da propriedade.

Apesar da forte chuva no momento do incidente, as chamas não puderam ser controladas nem pelos bombeiros nem pela ajuda de vizinhos. Albino, que estava deitado quando o incêndio começou, conseguiu sair apenas de ceroula, com a carteira contendo seus documentos: “Ele saiu correndo só de cueca, soltou o cachorro e ainda tentou combater as chamas com uma mangueira”, relatou a filha de Albino.

Segundo o corpo de bombeiros ao chegar ao local, encontraram o incêndio confinado na parte inferior da casa, sendo o primeiro pavimento de alvenaria e o segundo de madeira. O fogo se espalhou rapidamente devido ao grande acúmulo de materiais de combustíveis no interior da residência.

A equipe realizou ataque direto com dois lances de mangueira e atuou na proteção das casas vizinhas, evitando que as chamas se propagassem. O fogo foi controlado em cerca de 40 minutos, e os trabalhos de rescaldo [resfriamento e eliminação de focos residuais], duraram aproximadamente 2h. Foram utilizados cerca de 20 mil litros de água.

A equipe de bombeiros de Palma Sola contou com o apoio do quartel de Anchieta, que enviou reforços para o local, além do apoio de caminhões-pipa de empresas particulares. Os bombeiros comunitários atuaram no apoio à operação, contribuindo com o controle do incêndio e os trabalhos de rescaldo.

Após o controle total do incêndio, o local foi isolado para a realização da perícia técnica. A Polícia Militar esteve presente e realizou os procedimentos cabíveis. Felizmente, não houve vítimas.

Um ponto curioso é que mesmo com todo fogo, o corpo de bombeiros encontrou um chaveiro em formato de cruz escrito “fé”, intacto.

 

Campanha de donativos para as vítimas

Aos 80 anos, completados em maio, Albino vive de sua aposentadoria como agricultor e da renda dos aluguéis das casas na propriedade, muitas vezes, segundo a filha, sem receber o pagamento. Com a tragédia, ele perdeu todos os seus pertences.

O porão, onde vivia a mulher, também foi destruído, assim como outras construções do terreno. Não houve registro de feridos graves, mas Albino precisou de atendimento médico após o susto.

A comunidade palmassolense novamente se mostrou unida. Muitos palmassolenses, estiveram presentes na noite do incêndio auxiliando a equipe de bombeiros no combate ao fogo. Além de que vizinhos, familiares e comunidade em geral, estão se mobilizando para organizar uma campanha de donativos para Albino e as demais vítimas desse ocorrido.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90