Na última quinta-feira, dia 21, a APAE Pequeno Guinther de Palma Sola iniciou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com o seguinte tema: A Deficiência Não Define, Oportunidade Transforma, Inclua Nossa Voz. A programação vai até quinta-feira, dia 28.
Na última quinta-feira, dia 21, os alunos foram recebidos na escola com um café da manhã e logo após se deslocaram até a comunidade da Linha Paraíso, no interior de Palma Sola, onde o almoço foi patrocinado pelo palmassolense Ilmo Kaippers e a professora Zenaide Vivian. Além disso, participaram de danças e jogos.
Na última sexta-feira, dia 22, durante a manhã, cada professor trabalhou em sala de aula sobre o tema da Semana da Pessoa com Deficiência. A Presidente da Instituição, Laine Terezinha Zandoná Neugebauer, explica que durante a tarde não houve aula, pois os professores aproveitaram para organizar a escola para receber as famílias no Dia da Família.
No último sábado, dia 23, foi realizado o Dia da Família, onde os pais e familiares foram até a instituição para conversar com os professores e ver os trabalhos expostos nas salas de aula. Além disso, foi servido um almoço para as famílias presentes.
Na última segunda-feira, dia 25, os alunos palmassolenses foram até a Apae Flor da Vida de Flor da Serra do Sul, para participar de uma confraternização. Na última terça-feira, dia 26, os professores trabalharam de maneira diferenciada com os alunos, cada um em seu período. Já na última quarta-feira, os alunos se reuniram na Rua Coberta e participaram de um show de talentos e circuitos com diversas atividades.
A programação encerrou no dia 28 com um matinê para todos os alunos apaeanos. A autodefensora Elaine Furtado, destaca a importância da presença das famílias e da comunidade em geral nesses momentos: “Queremos mostrar para a sociedade, para eles acompanharem o nosso dia a dia e para verem como é. É muito difícil para nós que temos deficiência, antigamente éramos excluídos da sociedade e agora não, nós devemos estar no meio da sociedade”. Ela descreve que os apaeanos são uma equipe e que desejam que a sociedade esteja presente durante a Semana da Pessoa com Deficiência.