Programação da Semana da Pessoa com Deficiência

A programação da APAE Pequeno Guinther de Palma Sola, aconteceu entre os dias 21 e 28 com o tema: A Deficiência Não Define, Oportunidade Transforma, Inclua Nossa Voz

Ruthe Kezia - Palma Sola
26/08/2025 16h00 - Atualizado há 2 horas
Programação da Semana da Pessoa com Deficiência
A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contou com diversas programações, organizada pela Apae de Palma Sola, que incluíram as famílias dos apaeanos. (Foto: Ruthe Kezia)

Na última quinta-feira, dia 21, a APAE Pequeno Guinther de Palma Sola iniciou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com o seguinte tema: A Deficiência Não Define, Oportunidade Transforma, Inclua Nossa Voz. A programação vai até quinta-feira, dia 28.

Na última quinta-feira, dia 21, os alunos foram recebidos na escola com um café da manhã e logo após se deslocaram até a comunidade da Linha Paraíso, no interior de Palma Sola, onde o almoço foi patrocinado pelo palmassolense Ilmo Kaippers e a professora Zenaide Vivian. Além disso, participaram de danças e jogos.

Na última sexta-feira, dia 22, durante a manhã, cada professor trabalhou em sala de aula sobre o tema da Semana da Pessoa com Deficiência. A Presidente da Instituição, Laine Terezinha Zandoná Neugebauer, explica que durante a tarde não houve aula, pois os professores aproveitaram para organizar a escola para receber as famílias no Dia da Família.

No último sábado, dia 23, foi realizado o Dia da Família, onde os pais e familiares foram até a instituição para conversar com os professores e ver os trabalhos expostos nas salas de aula. Além disso, foi servido um almoço para as famílias presentes.

Na última segunda-feira, dia 25, os alunos palmassolenses foram até a Apae Flor da Vida de Flor da Serra do Sul, para participar de uma confraternização. Na última terça-feira, dia 26, os professores trabalharam de maneira diferenciada com os alunos, cada um em seu período. Já na última quarta-feira, os alunos se reuniram na Rua Coberta e participaram de um show de talentos e circuitos com diversas atividades.

A programação encerrou no dia 28 com um matinê para todos os alunos apaeanos. A autodefensora Elaine Furtado, destaca a importância da presença das famílias e da comunidade em geral nesses momentos: “Queremos mostrar para a sociedade, para eles acompanharem o nosso dia a dia e para verem como é. É muito difícil para nós que temos deficiência, antigamente éramos excluídos da sociedade e agora não, nós devemos estar no meio da sociedade”. Ela descreve que os apaeanos são uma equipe e que desejam que a sociedade esteja presente durante a Semana da Pessoa com Deficiência.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90