O grupo de gestantes da empresa Dass, de Campo Erê, recebeu na última semana uma palestra sobre amamentação. A ação fez parte das atividades em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à valorização do leite materno. Atualmente, o município registra mais de 100 gestantes, entre elas 17 trabalham na empresa Dass. A mesma possui cerca de 600 funcionários, sendo 80% mulheres.
A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família 4, do bairro Melo, Jusenia dos Santos, conta que foi um encontro bem interessante, principalmente porque 80% das gestantes são mães de primeira viagem e de acordo com ela, algumas não sabiam nem como posicionar o bebê para mamar
Durante o encontro, foram discutidos os benefícios do leite materno e as situações em que a fórmula infantil pode ser necessária: “Se houver necessidade de fórmula, a mãe deve procurar a unidade de saúde, que faz avaliação e fornece o leite adequado, além de orientações sobre quantidade, preparo e horários”, detalha Jusenia.
Ela acrescenta que a nutricionista do município entrega a fórmula junto com todas as instruções, garantindo que o bebê receba a alimentação correta e evitando problemas como cólicas, vômitos e diarreia.
Outro ponto abordado foram os cuidados com a mama e a alimentação da mãe durante a gestação e a amamentação. A enfermeira explica que o sabor do leite materno varia de acordo com a alimentação da mãe. Jusenia alertou as mamães sobre o uso de medicamentos, vacinas e sobre os primeiros cuidados com o bebê após o parto.
Além disso, a empresa Dass forneceu brindes como almofadas de amamentação, que ajudam a mãe a manter a postura correta e facilitam o posicionamento do bebê.
Importância do suporte familiar
A doutora Jéssica Avrella, reforçou a relevância da rede de apoio para o sucesso da lactância, especialmente para as mães de primeira viagem: “O pai, avós e familiares próximos têm papel fundamental. Eles auxiliam nos cuidados do bebê e ajudam a mãe nos primeiros dias, que são os mais desafiadores”, explica.
Ela enfatizou os benefícios do leite materno exclusivo até os seis meses, incluindo nutrição completa, imunização natural, vínculo afetivo e menor risco de doenças respiratórias e hospitalizações.
A palestra faz parte de um programa contínuo da Secretaria de Saúde em parceria com a Dass, que recebe profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e odontologia para orientar gestantes.