Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Palma Sola avança com obras em todo o município

Investimentos realizados pela Administração de Palma Sola, abrangem educação, infraestrutura urbana e lazer, atendendo demandas antigas da população palmassolense

Ruthe Kezia - Palma Sola
05/09/2025 08h00 - Atualizado há 11 horas
Palma Sola avança com obras em todo o município
O Parque Linear, que era um sonho antigo da comunidade, começou a ser construído, oferecendo mais opções de lazer para as famílias. (Foto: Ruthe Kezia)

O município de Palma Sola vive um momento intenso de obras e melhorias em diversos setores. A atual gestão, Marcio Sansigolo e Eunice Crestani, tem buscado atender demandas antigas da população, com projetos que vão desde reformas de creches e escolas até infraestrutura urbana e lazer.

Entre os projetos de melhorias está a creche Criança Feliz, do bairro Ossani, que recebeu melhorias para atender melhor os alunos e funcionários. O secretário de administração, Clair Munaro, explica que esse era um pedido antigo dos diretores, professores e pais. “Atualmente o projeto contempla melhorias estruturais, troca da fiação elétrica da escola, uma nova fossa, troca do piso e pintura da cozinha, entre outros. Porém futuramente a estrutura pode ser ampliada”, explica Munaro.

A escola Libório Romildo Kuhn ganhou um túnel de acesso para os alunos que utilizam transporte coletivo, facilitando o embarque e desembarque, além de estacionamento reorganizado para os pais. Também foi substituído e ampliado o alambrado que cerca a escola, com estes trechos recebendo nova pintura. Outro projeto similar foi iniciado no Jardim de Infância Menino Deus, que receberá um túnel com deck e acessibilidade na área lateral da escola, mudando o embarque e desembarque dos alunos que utilizam ônibus escolar. A entrada frontal da escola ficará exclusiva para o embarque e desembarque dos pais que levam seus filhos com veículo próprio.

Outras creches estão passando por melhorias, a exemplo do Centro Municipal Educacional (CEM) Lélia Caldato Crestani, do bairro Azaleia, e o CEM Fada Madrinha, do bairro Palmares. Elas serão ampliadas e reformadas em breve. Ainda no início do ano, o CEM Pingo de Gente passou por uma reforma.

 

Infraestrutura e espaços de lazer

O Parque Linear, que era um sonho antigo da comunidade, começou a ser construído, oferecendo mais opções de lazer às famílias. A academia de saúde e o parquinho ao lado da Celesc receberam reformas, e um reparo no calçamento da comunidade da Linha Brasil, interior palmassolense, resolveu problemas antigos de buracos.

Nos últimos dias também foi licitada a construção de dois campos de futebol, um na linha Progresso do Oeste, iluminado e com infraestrutura de banheiros e outro na linha Santa Terezinha, este campo sintético com iluminação. Nos próximos 15 dias serão licitadas obras no Distrito Cerro Azul. A equipe de engenharia e arquitetura está desenhando abrigos escolares padrão, a serem instalados tanto na cidade como no interior. “A solicitação destes abrigos vem de longa data, é preciso ir além da segurança do aluno e proporcionar a ele um local confortável em qualquer estação do ano” detalha Munaro.

Um destaque importante é a construção de uma ponte na Linha São Paulo, na divisa entre Palma Sola e Dionísio Cerqueira-SC, uma obra de grande porte aguardada há anos pela população local.

 

Recursos e gestão

Segundo Munaro, a atual administração herdou aproximadamente R$ 1,1 milhão em recursos livres, usados principalmente em reformas de ruas e asfaltos. Outros R$ 2 milhões são de recursos vinculados a obras já em execução ou em licitação. A maior parte dos investimentos, porém, provém de recursos próprios do município e de conquistas junto a parlamentares e ao governo de Santa Catarina.

É uma questão de gestão organizada. Planejamos semanalmente, distribuindo os recursos disponíveis e buscando eficiência, mesmo diante de limitações financeiras, queda do ICMS e restrições do FNDE”, detalha o secretário.

Nos próximos meses, a Administração pretende intensificar obras em estradas do interior, com projeto de pavimentação asfáltica de cerca de 4,5 quilômetros, e investimentos em barracões industriais para gerar emprego e renda. Munaro ressalta que a continuidade das obras depende de burocracia estadual e federal, mas que o ritmo seguirá intenso.

Pedimos paciência à população. Muitas ações dependem de processos burocráticos, mas tudo que está ao alcance da Administração será executado com empenho e dedicação”, conclui o secretário de administração Munaro.

 

 

Encontrou algum erro? Clique aqui
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/EFKEYeuj7g4GAIoNEfPdgW?mode=r_c
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentineladooeste/

Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90