O grupo de arte circense de Palma Sola viveu uma experiência especial ao participar da XIV Amostra de Circo Social em Toledo. A oportunidade surgiu por meio dos professores que conduzem a oficina, os quais já participam anualmente do evento e abriram espaço para que os jovens artistas do município também mostrassem seu talento.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Giana Carla Scaratti, a proposta da amostra foi apresentar os trabalhos desenvolvidos em oficinas culturais e sociais. Além das apresentações, o evento possibilitou a integração entre os grupos e a troca de experiências, uma vez que todos puderam assistir a diferentes técnicas e coreografias.
Palma Sola foi representada por 40 crianças e adolescentes, sendo que 23 deles subiram ao palco. Eles levaram uma apresentação que mesclou diferentes áreas da arte circense, reunindo técnicas, movimentos e expressões artísticas em uma performance única, que encantou o público presente.
A participação trouxe aprendizados valiosos. “Foi importante para a evolução dos nossos artistas, com a experiência de se apresentar em outro local, presença de palco com maior público e pessoas que não são do seu círculo familiar e de convívio”, destacou Giana. Segundo ela, os alunos receberam a oportunidade com entusiasmo, e houve grande adesão das famílias.
Para a presidente do CMDCA, projetos como esse são fundamentais para o desenvolvimento cultural e social das crianças. “Quando se está em grupo é possível aprender sobre o lugar do outro, saber ouvir, respeitar, ajudar e trabalhar em equipe, além de desenvolver habilidades motoras e observar novas técnicas”, ressaltou.