Uma equipe do Fantástico, da Rede Globo, esteve durante a quarta-feira, dia 5, em Campo Erê, buscando mais informações quanto a denuncia do Ministério Público Federal, sobre o superfaturamento nas aquisições de equipamentos laboratoriais adquiridos pelo FNDE.
Em Maio de 2013, o MPF, através da procuradoria de São Miguel do Oeste, iniciou uma investigação sobre as denuncias de superfaturamento na aquisição de materiais e equipamentos para os laboratórios de várias escolas da região.
Um inquérito civil publico foi instaurado, depois que a direção da escola João XXII de Maravilha, denunciou a suspeita de superfaturamento de um refrigerador, adquirido pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no valor de R$ 5,8 mil valor três vezes superior ao preço praticado pelo mercado.
Apenas esse item representa um possível prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 400 mil, considerando-se os 96 refrigeradores destinados aos laboratórios de Biologia das escolas dos estados do Paraná e de Santa Catarina.
Além da Escola João XXIII, o MPF visitou também as Escolas de Educação Fundamental São João Batista, de São Miguel do Oeste, a Escola de Educação Básica Emílio Garrastazu Médici e o Centro de Educação Profissional, ambas do município de Campo Erê. Ao vistoriar essas escolas, todas incluídas no programa Brasil Profissionalizado, foram constatados indícios de superfaturamento em vários itens adquiridos e demora na entrega de materiais e equipamentos, iniciados já há alguns anos, mas ainda nem perto de ser concluída.
Na época foi percebido também que não havia nenhum laboratório em atividade e que os materiais e equipamentos já entregues seguiam encaixotado, o que deprecia seu valor e ainda resulta na perda da garantia do fabricante.
A reportagem deverá ser exibida no programa do dia 6 de setembro. Fonte/Campoere.com