04/09/2019 às 17h27min - Atualizada em 04/09/2019 às 17h27min
Agosto Dourado – Incentivo à amamentação
Na quinta-feira da semana passada foi realizada na Casa dos Idosos, em Palma Sola, uma palestra sobre o Agosto Dourado, que foi a campanha de incentivo à amamentação no peito. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde e a palestra foi ministrada pela consultora em amamentação e fonoaudióloga Bruna Guissi de São Miguel do Oeste. A roda de conversa sobre amamentação contou com a participação de profissionais de saúde, gestantes e puérperas.
De acordo com a secretária de Saúde, Débora Prevedello, o objetivo do encontro foi reunir gestantes, mães de recém-nascidos e seus familiares para dialogar sobre os benefícios da amamentação continuada, além de desmistificar informações sobre a amamentação, tirar dúvidas e informar.
Débora destaca que a campanha tem a cor dourada como símbolo confirmando o “padrão ouro” de qualidade do leite materno. A palestrante destacou que algumas mulheres ainda usam a justificativa de terem o leite fraco para complementar a alimentação com leite em pó. Porém, ela garante que todos os estudos científicos apontam que isso é mito, já que o leite da mãe sustenta e é recomentado com exclusividade até os seis meses de idade do bebê, e após a introdução de alimentos, amamentação continuada até os dois anos. Além dos esclarecimentos e informações trocados com a palestrante Bruna ocorreu também sorteio de brindes para as participantes.
Na Casa dos Idosos teve um local decorado, chamado cantinho da amamentação, para que as mães pudessem amamentar seus filhos.