Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
25/08/2020 às 09h32min - Atualizada em 25/08/2020 às 09h32min

Devido à pandemia, 15º Fest'Italia será on-line

Está previsto para o dia 19 de dezembro e os interessados devem entrar em contato com a organizadora, Odete Delazari, por meio do WhatsApp (+39) 348 791 3265

Sendo um dos festivais mais famosos da região, o XV Festival Nacional da Música Italiana (Fest'Italia), de Palma Sola, era realizado anualmente, até 2016, ano em que deixou de ser exercido. Segundo a organizadora, Odete Delazari, esse evento é promovido pela Associação Trevisani Nel Mondo (ATM), de nível nacional, e tem o objetivo de despertar o amor pela história que une o Brasil e a Itália através da música e toda a sua herança cultural, trazida pelos imigrantes aqui estabelecidos e que contribuíram para o desenvolvimento do país.
“Não podemos deixar essa cultura de lado. Mesmo com a pandemia, vamos realizar da forma online, para assim, movimentar e alegrar o povo palmassolense e todos os da região que acompanham esse evento”, destaca acrescentando que o evento está marcado para o dia 19 de dezembro, às 20h. “Poderão participar intérpretes amadores de todo o território nacional, nas categorias à partir de 14 anos e adultos, além da categoria infantil, que é para crianças até 14 anos. Teremos a modalidades clássica e folclórica, mas o intérprete só pode participar de uma, podendo participar em grupo de até quatro pessoas, desde que nenhum deles participe em outra modalidade do evento”, esclarece.
 
Inscrições e vídeos
As inscrições estão abertas desde a primeira quinzena desse mês, e irão até 30 de setembro, podendo ser realizadas por meio do WhatsApp, nos números (49) 991321195 e (+39) 3487913265. “Não será permitido a troca da música após a inscrição e não serão aceitas fora do prazo. O candidato deverá enviar apenas o videoclipe e os selecionados para a final, após a divulgação da lista oficial, deverão enviar os seguintes dados: nome completo; nome artístico; telefone de contato; endereço; e-mail; cópia da carteira de identidade; termo de autorização assinado, com a mesma assinatura que consta na carteira de identidade em formato PDF”, explica.
Haverá um termo de autorização para candidatos acima dos 18 anos, e outro específico para menores de idade, ao qual os pais deverão assinar. “Em todas as categorias, o intérprete deverá enviar um vídeo cantando a canção. Após escolhida, poderá estar acompanhado de um instrumento musical ou playback. No vídeo, além da apresentação musical, o cantor deverá iniciar dizendo o seu nome artístico, a cidade onde mora, o nome da música e do artista que a gravou. O vídeo que não estiver dentro das normas, ou apresentar outras falas ou manifestações, será automaticamente desclassificado. Ele deve ser feito através da câmera do celular e filmando da cintura para cima”, enfatiza Odete.
“O concorrente não poderá usar microfone, apenas o áudio captado pelo celular. E não será aceito a inscrição de uma música repetida, valendo apenas a primeira inscrita. O vídeo apresentado no ato da inscrição, será o mesmo a rodar na noite do festival, durante a transmissão via Facebook ou outro meio de comunicação, por isso é importante filmar em um local adequado, sem ruídos ou eco. Se a comissão julgadora perceber que o vídeo tenha sofrido algum tipo de edição, seja ela, de imagem ou áudio, a fim de beneficiar o candidato, o mesmo será desclassificado”, frisa acrescentando que os vídeos devem ser enviados pelo WhatsApp, nos números propostos para a inscrição.
 
Seleção
No sábado, dia 19 de dezembro, acontecerá a final de todas as categorias, à partir das 20h ou em outro horário a ser definido pela Comissão. “Na categoria infantil serão selecionados até 10 intérpretes para a final. Já na adulta, também serão 10, só que em cada modalidade”, esclarece Odete enfatizando que o resultado da triagem, com a lista dos finalistas, será divulgada até o dia 27 de outubro. “Os critérios a serem julgados pelos jurados serão: afinação, ritmo, interpretação e dicção. Não serão aceitas músicas autorais nessa edição do festival e também não será permitido a utilização da letra da música quando fizer a gravação do vídeo”, complementa.
Os jurados serão escolhidos pela comissão organizadora, por seu conhecimento, envolvimento e competência na área artístico-musical e cultura italiana. Ainda conforme a palmassolense, os jurados serão os responsáveis diretos pela eliminatória dos candidatos. “As decisões do júri, em qualquer fase, são irrevogáveis e irrecorríveis, não cabendo recursos”, acrescenta.
 
Premiação
Na premiação, os intérpretes receberão um diploma de honra ao mérito, fornecido por uma entidade italiana, e troféus do primeiro ao quinto lugar em cada modalidade, além da divulgação do material (vídeos gravados) em meios de comunicação do Brasil e da Itália. “A transmissão do evento será feita através da página no site Fest'Italia, e ou outro meio de comunicação a ser criada e divulgado. Os vencedores, deverão apresentar os documentos necessários, para o recebimento da premiação. O candidato que em qualquer hipótese perturbar a ordem do festival será desclassificado e ainda, as inscrições poderão ser limitadas, ficando a critério da Comissão”, destaca.
O candidato selecionado na triagem que não enviar os documentos necessários, bem como o termo de autorização, estará automaticamente desclassificado, e seu vídeo não participará da transmissão na noite do festival. “O candidato que se inscrever, ao realizar sua inscrição, autoriza automaticamente a utilização do uso da imagem pessoal, por qualquer meio durante o evento, ou em ocasião posterior, para fins de divulgação, realizada pelo município, ou em outro local, ainda que não relacionadas a esse evento”, finaliza destacando que toda a organização está ansiosa para o evento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90