Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
18/09/2020 às 08h08min - Atualizada em 18/09/2020 às 08h08min

Escolas estaduais realizam primeiro conselho de classe

As aulas presenciais em Santa Catarina estão oficialmente suspensas até o dia 12 de outubro, e uma possível retomada a partir do dia 13 ainda é analisada

Da redação / foto ilustrativa
Sem aulas presenciais desde março, os alunos da rede estadual de ensino seguem com a rotina de aulas remotas e recebem neste mês o primeiro boletim. Conforme a diretora da Escola de Educação Básica Claudino Crestani, de Palma Sola, Francieli Zamboni, este é o primeiro fechamento de notas do ano e corresponde aos trabalhos e avaliações realizados no primeiro semestre letivo.
Ela explica que a nova orientação para avaliação dos estudantes chegou há poucos dias e a primeira mudança, válida excepcionalmente para este ano, é a alteração do modo trimestral para semestral. “Os nossos alunos terão dois retornos de notas neste ano, a primeira nota que fechou o primeiro semestre letivo, compreende desde o início das aulas em fevereiro até o dia 31 de agosto”, explica. O segundo semestre começou na primeira semana deste mês, com encerramento previsto para o dia 16 de dezembro.
Neste período os alunos vão formar a segunda média de notas, encerrando o ano letivo no modo semestral. Conforme Francieli, a semestralidade vem para atender a demanda de um ano atípico. A Secretaria de Estado da Educação sempre trabalhou com a possibilidade de retorno das aulas presencias, mas devido à impossibilidade de retomada, optou por alterar o modo de avalição e fechar a primeira média de notas.
 
Importância do fechamento de notas
A diretora destaca que a entrega dos boletins é uma resposta importante para a comunidade escolar, demonstrando a seriedade do ano letivo, mesmo sem a possibilidade de aulas presenciais. “Teve até um boato de que neste ano ninguém iria reprovar, claro que há um olhar todo diferenciado neste ano, no entanto é importante frisar que sim, vai ser valorizado o aluno que faz as atividades e que os alunos precisam dar estas devolutivas para as escolas, para os seus professores. Quem correr atrás e quiser, será aprovado; o restante que não se esforçar, com certeza não será”, reforça acrescentando que durante os conselhos de classe os professores levaram em consideração o período de pandemia, olhando o aluno de forma individual.
Ela explica que cada aluno tem o seu formato de acesso aos conteúdos e condições diferenciadas neste período de aulas remotas. “Os alunos terão acesso remoto aos boletins na plataforma Estudante On-line. Quem não tiver acesso on-line vai receber o boletim na unidade escolar, sempre respeitando todas as regras de isolamento social”, complementa acrescentando que serão realizadas lives, por meio do Google Meet, com todas as turmas para repassar informações necessárias.
 
Possível retomada em outubro
As aulas presenciais em Santa Catarina estão oficialmente suspensas até o dia 12 de outubro, e uma possível retomada a partir do dia 13 ainda é analisada. Há uma perspectiva de retomada para alunos do ensino médio, da educação profissional e do Ceja. Segundo a diretora, a retomada depende das condições relacionadas à saúde e como as escolas possuem servidores e alunos do grupos de risco, é necessário um retorno gradativo e com uma avaliação periódica.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90