Terceiro parto de terneiros gêmeos em propriedade de FSSul
Em julho de 2019 registraram o parto dois machos, em outubro 2020 o parto de um casal e agora dia 9 de abril de 2021 mais um parto de um casal de terneiros gêmeos
20/04/2021 09h05 - Atualizado em 20/04/2021 às 09h05
Divulgação
Pelo terceiro ano consecutivo propriedade da linha Ferreira, interior de Flor da Serra do Sul, registra o nascimento de terneiros gêmeos. A propriedade é do agricultor Pedro Alves da Silva e de sua esposa Cristiani da Costa Silva, que atualmente possuem 16 vacas em lactação, produzindo em média de 18 litros de leite por vaca ao dia. A propriedade conta com inseminação artificial e também cruzamento. A extensão da terra é de 21 hectares, sendo 4 hectares para silagem e 1 hectare para grão úmido, o restante é pastagem definitiva tifton 85, e jiggs. A silagem é as para vacas e terneiros e o grão úmido para tratar os outros animais, (galinha, porco).
Em 2019 registraram o parto dois machos, em 2020 o parto de um casal e agora em 2021 mais um parto de um casal de terneiros. Esse tipo de gestação é considerado uma raridade. A chance de uma vaca ter uma cria de gêmeos de sexos diferentes é de apenas 0,5%. Nesses casos, há a probabilidade de os bezerros apresentarem Freemartismo, uma anomalia congênita que causa problemas de reprodução, segundo relatos da literatura veterinária.
Segundo o dono da propriedade, o parto aconteceu no dia 9 de abril e que ambos os filhotes estão saudáveis. “Isto é realmente uma coisa rara, e acontecer três vezes então. Nunca ouvi falar” diz Pedro, brincando que esta sorte seria muito bem vinda na loteria da Caixa Econômica Federal.
FONTE: Da redação