Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/07/2021 às 11h27min - Atualizada em 22/07/2021 às 11h27min

Capacitação dos servidores da saúde com o SAMU

O objetivo é deixar a equipe municipal preparada para um possível atendimento de emergência

Da redação
Sofia Bertolin: Os profissionais da saúde foram orientados sobre o básico da teoria e da prática, no atendimento a alguma emergência.
No dia 15 ocorreu uma capacitação para os servidores da saúde de Flor da Serra do Sul com os técnico do SAMU. O Foco é ganhar no tempo resposta, encaminhando o paciente para o local certo. “Por exemplo, não adianta levar um paciente com fratura de fêmur para o hospital de Palma Sola, iremos perder tempo. O paciente podia estar a uma hora em Beltrão mas vai acabar demorando cinco horas para chegar, queremos evitar esse tipo de coisa” explica Gerson Leonarski coordenador geral de enfermagem e responsável técnico do SAMU.
Dentro do treinamento os profissionais da saúde foram orientados sobre equipamentos e medicamentos mínimos, lembrando que o paciente só deve receber medicamentos na ambulância com orientação de um médico. “Ensinamos o básico da teoria e da prática na parte da manhã. No período da tarde tivemos simulados de retirada de veículo e atendimento nas vias públicas. O cenário foi montado ao lado da igreja Nossa Senhora de Fátima” explica Gerson.
Ainda na parte prática os profissionais treinaram reanimação, levantamento de maca, remoção de capacete, colocação de colar cervical, entre outros.
 
Avaliação Primária
Uma das instruções mais importantes que os profissionais da saúde receberam é sobre a avaliação primária, mais conhecida como XABCDE. Ele padroniza o atendimento inicial ao paciente e define prioridades na abordagem de um trauma.
  • X: Hemorragias, grandes sangramentos. É a primeira coisa a se observar na vítima e devemos parar o sangramento;
  • A: Vias aéreas e proteção da coluna. As vias aéreas devem ser limpas, para garantir que o paciente sufoque. Junto disso a coluna deve ser protegida, ou seja, a vítima não deve ser movida;
  • B: Respiração, o socorrista deve analisar se a respiração está adequada. Verificando os movimentos do tórax;
  • C: Hemorragias internas, investigar um volume de sangue que não está visível;
  • D: Deve-se analisar o nível de consciência da vítima, se ele responde a estímulos. Podemos observar as pupilas e tentar conversar, se a vítima reagir, é porque está consciente;
  • E: É a análise de todas as lesões da vítima, e prevenção de hipotermia.
 
Professores
Professores estiveram presentes, e receberam treinamento de como devem abordar uma situação de emergência na sala de aula. “É importante que o professor não pegue a vítima e saia correndo, ele precisa fazer certas coisas antes de encaminhar esse paciente. Essas ações podem ser orientadas por telemedicina” explica Gerson.
 
Condutor de veículo de emergência
Os profissionais da saúde receberam orientação sobre o modo de chamar o motorista de ambulância. “Ele não deve mais ser chamado de motorista de ambulância e sim condutor de veículo de emergência, pois ele tem uma função de estabilização da vítima. O motorista só dirige o veículo. Condutor conduz e quando necessário ele para e ajuda estabilizar a vítima, junto com a equipe de enfermagem porque ninguém consegue atender a vítima sozinho” finaliza.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90