Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/08/2021 às 15h47min - Atualizada em 23/08/2021 às 15h47min

Lançamento da BELINQ

No dia 21 ocorreu o lançamento oficial da BELINQ. Na ocasião foi feita a primeira venda do produto

Da redação
Igor Vissotto
No último sábado, dia 21 de agosto, a BELINQ foi oficialmente inaugurada ao público. O dia de campo aconteceu entre a manhã e tarde do dia 21 de agosto na linha Serraria Link, contou com a presença de pecuaristas, amigos, vice-prefeito de Palma Sola. Na ocasião foram expostos os dois modelos do Elev@ e demonstrado os usos dos mesmos.
A BELINQ surgiu há três anos com a junção da Link Agroflorestal, que produz gado de corte, o engenheiro e professor em automação Marcelo Adriano Enderle e o técnico em automação Ricardo Benetti. O objetivo foi criar automação na suplementação mineral para gado a pasto. Uma necessidade da própria Link Agroflorestal. Hoje a automação é voltada para alimentação e suplementação do gado confinado, deixando o setor de gado a pasto carente de tecnologias que auxiliam na produção.
 
Palma Sola
Conforme o projeto ganhou corpo a sociedade que compõe a BELINQ percebeu que a necessidade da Link Agroflorestal era a necessidade de outros produtores da região, inclusive foco de artigos científicos publicados pela Embrapa. Surgiu então o Elev@, um alimentador automatizado focado na suplementação mineral.
Marcelo Adriano Enderle, professor e engenheiro de automação industrial, explica que existem produtos semelhantes no mercado, estilo alimentador por gravidade, contudo nenhum tem precisão de dosagem e as características de automação do Elev@. “O Elev@ é um dispositivo alimentar automatizado e autossuficiente, já que usa energia solar. Por meio de uma central de automação controlamos a distribuição e o tipo de insumo ofertado de acordo com a quantidade de animais e tamanho do piquete. O animal ouve um sinal e vai até o alimentador” explica Marcelo.
O Elev@ vem em dois modelos: CA-2000, com dois metros de comprimento; e o CA-4000 com quatro metros de comprimento. A tecnologia dos equipamentos permite a conservação dos insumos, que não são desperdiçados pelas ações do tempo. Também permite a integração lavoura-pecuária, ou seja, distribui alimentos sem compactar o solo.  
O sistema de transporte do Elev@ até o piquete é fácil e prático. Pode ser feito com um trator ou quadriciclo, caminhão ou picape. Após estar no pasto, o operador abastece o alimentador, habilita o sistema e os insumos são distribuídos aos animais. 
Marcelo explica que o alimentador é robusto. “Após dois anos de testes o equipamento continua funcionando perfeitamente. Lembrando que, focamos no setor de automação para o gado a pasto, que é muito carente. Através do Elev@ queremos proporcionar maior ganho de peso diário aos animais, através da suplementação constante; reduzir gastos com insumos e mão de obra” afirma o professor.
Marcelo ainda afirmou que a BELINQ está testando novas tecnologias que serão implementadas no futuro, inclusive a conexão do celular ao sistema de alimentação. Assim o produtor pode acompanhar e fazer gestão das atividades do campo através do celular. “Hoje nossa produção é aqui em Palma Sola. Temos um escritório em Francisco Beltrão e para o futuro planejamos montar a linha de produção lá, que é um polo tecnológico que certamente trará ainda mais visibilidade à empresa” finaliza Marcelo.
 
História da BELINQ 
A empresa Link Agroflorestal, entre outras atividades, produz gado de corte a pasto. Uma das dificuldades enfrentadas na produção era levar minerais até os animais. O cocho não era adequado, então dependia dos funcionários para ser abastecido. Os funcionários têm outras funções além de abastecer o cocho então acontecia de os animais ficarem dias sem receber minerais.
Em 2017 Ricardo Benetti estava na Sede Marina num churrasco junto aos amigos, Leonardo, Rafael e Daniel Link, que são irmãos. Em uma conversa Ricardo contou aos amigos sobre a dificuldade de fazer seu TCC (trabalho de Conclusão de Curso). Nesse momento, os irmãos e proprietários da Link Agroflorestal, mencionaram a necessidade de desenvolver uma máquina para alimentação mineral em campo. “Na hora falei que o meu TCC seria sobre isto. Hoje sou técnico em automação industrial” acrescenta Ricardo.
Ricardo desenvolveu um protótipo de madeira e com a ajuda de Luiz Henrique Crestani, proprietário da Fibroplast do Brasil, fez um reservatório de fibra. “Apresentei meu TCC e passei. O protótipo ficou na propriedade dos Link por um ano. Em 2017 fiz a primeira patente e até aquele momento ainda não tinha surgido a sociedade” explica Ricardo.
O professor Marcelo era orientador de Ricardo durante o curso. Eles mantinham contato e Ricardo o atualizava sobre o projeto do alimentador. “Nesse momento larguei meu trabalho e foquei no projeto. Não éramos sócios nem uma empresa formal, mas eu Marcelo e a os Link sempre estávamos juntos decidindo os próximos passos para o projeto. No ano passado abrimos um CNPJ para a empresa BELINQ e a indústria, tudo certinho. Fizemos um contrato social e dividimos a empresa em três. Eu tenho uma porcentagem, o Marcelo outra e a Link Agroflorestal tem outra” explica Ricardo.
Marcelo foi quem incentivou Ricardo a formar a sociedade e desenvolver o projeto junto com a empresa Link. “Era aquela coisa né, faltava investimento no projeto. Até que um dia sentamos todos juntos e o Marcelo trouxe sugestões para deixar o sistema mais automatizado e firmamos de fato a sociedade” afirma Ricardo.
No sábado, dia 21 ocorreu o lançamento oficial da BELINQ. Na ocasião foi feita a primeira venda do produto para Luiz Henrique, que é parceiro na produção das estruturas metálicas do Elev@. A automação é feita na BELINQ.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90