Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
06/09/2021 às 08h38min - Atualizada em 06/09/2021 às 08h38min

Coluna Ponto de Vista

Coluna de opinião do jornal impresso

O congresso não é dos deputados e senadores, o congresso é do Brasil, o congresso é do povo. E é o povo que elege os integrantes do Congresso. Não pode ser o STF o bastião do regramento político do Brasil. É preciso que cada Poder atue nos limites das suas competências. Legisladores olhando para frente, fazendo as leis, Judiciário olhando para trás cumprindo a Lei e o Poder Executivo executando, fazendo valer a vontade do povo que o elegeu.
É necessário conduzir cada poder para o seu lugar. Quem manda numa cidade não pode ser aquele que manda prender e manda soltar, quem manda numa cidade tem que ser aquele que foi eleito para isto, aquele que de fato representa o povo.
Há anos vejo os prefeitos da região ficarem reféns de promotores, reféns do Ministério Público. Não escrevo aqui, tampouco incito à desordem ou a falta de respeito aos Poderes Judiciário ou Legislativo. Mas é sim preciso que cada um atue nos limites das suas competências.
Escrevo sobre prefeitos porque isto nos é mais tangível, obviamente quando se trata do governo federal estamos falando dos Ministros, do Supremo Tribunal Federal. Hoje no Brasil há muitos Ministros mandando prender e soltar ao seu bel prazer, quando sentem que o seu poder outorgado pelo cargo está em risco, mandam prender.
É preciso garantir o artigo 5º da Constituição, garantir o direito de expressão, de manifestação. Nós jornalistas somos brasileiros resguardados neste artigo 5º que trata da liberdade de Expressão, como qualquer outro brasileiro.
Na sexta-feira mandaram prender um caminhoneiro, dias atrás um presidente de partido, mais alguns dias atrás foi um deputado federal – que tem o artigo 53 da Constituição lhe garantindo total liberdade e materialidade de discurso, uma vez que representa o povo.
Ora, quem são as instituições democráticas se não o povo. Ora, estão temendo que o povo dê um golpe no dia 7 de Setembro? Estão temendo que o povo fale a verdade?
Ao meu ver o que estão querendo é quebrar a coluna vertebral de quem fala! Se querem prender quem se manifesta, quem tem opinião e fala, prendam todos aqueles que se manifestaram neste dia 7 de Setembro.
O STF provoca e se faz de vítima, provoca mais uma vez e se faz de vítima mais uma vez e ainda se coloca como emblema da democracia. O Supremo e boa parte da própria imprensa montaram esta historinha das ameaças à democracia. Como se um artista, um deputado, um caminhoneiro ou um jornalista ao falar alguma coisa estão incitando atos antidemocráticos e assim justifica mandar prendê-los!
De maneira ordeira, vestindo o verde e amarelo é preciso se manifestar, dar um basta as tentações de um Poder exercer suas próprias vontades sobre outro Poder. Um direito não pode se sobrepor a outro. É disto que se trataram as manifestações do último dia 7 de Setembro.

Por: Igor Vissotto

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90