29/09/2021 às 08h11min - Atualizada em 29/09/2021 às 08h11min

Grupo que fez família de refém e cometeu assalto é condenado em Anchieta

Grupo que usou de violência e ameaças à família de comerciante de loja popular de Anchieta para roubar é condenado a penas de até 41 anos de prisão

MSP
Sentinela
Os sete criminosos denunciados pelo MPSC foram condenados por roubo, extorsão e corrupção de menor. Crimes ocorreram em fevereiro deste ano e causaram comoção da região devido à violência empregada contra o dono da loja e à sua família, que ficaram em poder dos assaltantes por mais de 40 minutos sofrendo agressões e ameaças
Sete integrantes de um grupo criminoso denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foram condenados por crimes ocorridos em Anchieta no início de 2021. O grupo foi responsável, com auxílio de um adolescente, pelo roubo e extorsão de um empresário local. As penas aplicadas aos sete criminosos variam de 18 a 41 anos de prisão.
Veja a pena de cada um dos réus: A ação penal ajuizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Anchieta relata os fatos ocorridos na madrugada do dia 14 de fevereiro deste ano, quando homens armados arrombaram a porta da residência do empresário e roubaram bens e valores avaliados em cerca de R$ 255 mil.
Naquela ocasião, por volta das 2h da madrugada, Fernando Dias, Gilmar Rodrigo Martins, Matheus de Menezes Marmet, Mozart Meireles Ribeiro, Neudi Martins da Rocha e Thiago Bachi invadiram a casa armados com uma metralhadora, três revólveres e um facão e renderam os moradores.
A família ficou amarrada durante toda a ação criminosa, que durou cerca de 40 minutos. Nesse tempo, os proprietários da residência foram agredidos com socos, coronhadas e golpes dados com a lâmina da faca, a fim de que informassem a senha de um cofre. 
Diante da recusa em falar a senha, os criminosos ameaçaram cortar os dedos do filho do casal caso não fornecessem a informação. Nesse momento, o empresário disse os números. Porém, o cofre não abriu e o proprietário falou aos criminosos que um alarme soaria no depósito da residência. Os bandidos, então, pegaram o que conseguiram - 80 mil Pesos Argentinos, R$ 10 mil, joias, perfumes, a caminhonete da família e outros bens - e fugiram do local.
Segundo a Promotora de Justiça Aline Restel Trennepohl, o crime contou com a participação de mais duas pessoas, um adolescente de 14 anos que ficou vigiando a rua e Deison da Rosa, que auxiliou no planejamento, emprestou o automóvel utilizado no assalto e depois do roubo escondeu os criminosos no sítio de seu padrasto.
À exceção do adolescente, processado por ato infracional e sentenciado ao cumprimento de medida socioeducativa, os sete participantes do crime foram condenados pelos crimes de roubo - agravado pelo concurso de pessoas, uso de arma branca e uso de arma de fogo -, extorsão e corrupção de menores. As penas deverão ser cumpridas em regime inicial fechado.
Presos preventivamente no curso da ação, os réus tiveram negado o direito de recorrer da sentença em liberdade, uma vez que não se alteraram as motivações das prisões: riscos à ordem pública pela alta possibilidade de reiteração e pelo temor causado, além de ser fundamental para assegurar a aplicação da lei penal.
 
Veja a pena de cada um dos réus:
  • Deison da Rosa: 35 anos, 5 meses e 18 dias de reclusão 
  • Fernando Dias: 26 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
  • Gilmar Rodrigo Martins: 41 anos, 4 meses e 16 dias de reclusão 
  • Matheus de Menezes Marmet: 26 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão 
  • Mozart Meireles Ribeiro: 18 anos e 24 dias de reclusão 
  • Neudi Martins da Rocha: 41 anos, 4 meses e 16 dias de reclusão 
  • Thiago Bachi: 33 anos, 7 meses e 12 dias de reclusão
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90