Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/12/2021 às 07h58min - Atualizada em 14/12/2021 às 07h58min

Aprendam a conversar

Coluna de opinião do jornal impresso

Vamos lá, quantas vezes aconteceu uma situação ruim, ou conflituosa, envolvendo você, no trabalho, na família, no casamento, com amigos, e você para “evitar o conflito” decidiu não falar com os envolvidos, ou não esclarecer as coisas, e no final o problema acabou ficando ainda maior?
Quantos problemas não poderiam ter sido evitados se as pessoas simplesmente conversarem sobre as coisas antes, deixassem suas ideias claras, de comum acordo?
E quantos problemas que parecem ser gigantescos, mas que seriam facilmente resolvidos com uma conversa?
Eu chego à seguinte conclusão às vezes: As pessoas não sabem conversar. Simplesmente não sabem.
Se algo que seu marido/namorado faz te incomoda, fala para ele. Conversa. Se ele fez de novo, fala para ele, explica. “Ah, mas eu já conversei, já falei e não adianta”. Então eu te pergunto: já resolveu o problema? não? então conversa mais. Qual é a alternativa? abandonar tudo, fingir que nada está acontecendo, varrer a sujeira para debaixo do tapete para trazer de volta na primeira briga?
E isso se aplica não apenas em relações amorosas, mas em todas as relações na vida. Alguém te incomodou com uma fala ou atitude? conversa com a pessoa. Não em tom de acusação, de querer dar lição de moral, de se colocar numa posição superior, mas na posição de realmente querer resolver a situação. Houve um mal-entendido? pois então “bem entendam-se”, converse com os envolvidos, explique sua posição, fala sobre o que aconteceu.
“Ah, mas a pessoa não quer mais falar comigo”, então ta bom, esteja disposta a resolver e conversar quando ela se acalmar. Entenda que nós só podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance e não temos controle nenhum sobre as escolhas e decisões das outras pessoas.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90