14/12/2021 às 08h18min - Atualizada em 14/12/2021 às 08h18min

Mario Sergio Cortella

Coluna de opinião do jornal impresso

Ainda no meu tempo de faculdade fui apresentado ao filósofo, escritor e professor universitário: Mario Sergio Cortella. Amor a primeira vista. Nos últimos dias uma ex-colega de faculdade criou um grupo de WhatsApp da minha turma, muitas fotos e memórias voltaram. Entre elas algumas coisas sobre Cortella. Na minha coluna desta semana quero compartilhar algumas frases e pensamentos dele.
“Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir”.
“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”.
“É impossível falar em ética se nós não falarmos em liberdade. Quem não é livre não pode evidentemente ser julgado do ponto de vista ético.”
“Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem têm âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra”.
“A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.”
“Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.”
“Coragem é preparo e não mera disposição eufórica”.
“Agir conforme aquilo que se fala, alinhar discurso e prática, além de ser uma postura ética, é um sinal de autenticidade”.
“O conhecimento serve para encantar pessoas, não para humilhá-las”.
“Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”
“Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete”.
“Uma pessoa capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal.”
“A passagem de cada um pela vida deve contribuir para que, ao final, o mundo não esteja pior do que era antes. As pessoas são lembradas pelo comportamento que têm no trabalho, com os amigos, na família.”
“Os verdadeiros amigos veem seus erros e te advertem. Os falsos amigos veem do mesmo modo os teus erros e os apontam aos outros.”
“Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.”
“Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho.”
“Por que eu preciso morar em grandes cidade, viver desesperado dentro de um carro pra lá e pra cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?”
“A felicidade é sempre episódica. Você sentir a vida vibrando, seja num abraço, seja na realização de uma obra, seja numa situação, por exemplo, em que seu time vence, seja porque algo que você fez deu certo, seja porque você ouviu algo que você queria ouvir. É claro que aquilo não tem perenidade, aliás, a felicidade se marcada pela perenidade seria impossível. Afinal de contas nós só temos a noção de felicidade pela carência. Se eu tivesse a felicidade como algo contínuo, eu não a perceberia. Nós só sentimos a felicidade porque ela não é continua.”

Por: Igor Vissotto 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90