22/06/2022 às 15h39min - Atualizada em 22/06/2022 às 15h39min

Início do Inverno

O Inverno iniciou no dia 21 de junho de 2022 e teremos o dia mais curto do ano. O inverno termina em 22 de setembro de 2022, com o equinócio da primavera.

Da redação
Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, e no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
 
Solstício de Inverno: início do inverno astronômico
O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.
Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.
O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.
No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, marcando o fim do inverno e começo da primavera.
O equinócio tem como principal característica o dia com a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/KeLgEvaEaYGG5CzyUZbTbL
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »