09/08/2022 às 13h33min - Atualizada em 09/08/2022 às 13h33min

Amizade

Coluna de opinião do jornal impresso

No final de semana minha mulher recebeu na nossa casa uma amiga de infância, a Taléia. Como era de se esperar elas conversaram por horas e horas e a Taleia tem uma capacidade única de fazer a Mari beber. Adoro isto!
Fiquei na sala assistindo meus seriados e elas noutra sala se embriagando nas lembranças e eventualmente ficando em silêncio.
Lembrei de um Podcast do Mario Sergio Cortella e quero compartilhar:
“Amizade não é só protetiva, cuidadora, ela é aquilo que nos dá mais vitalidade, afinal citando Guimarães Rosa: ‘Vida que é grande sertão, tem veredas, tem trilhas, tem lugares onde a gente não se sente abandonado...’.
Amizade são dois corpos com uma única alma, isto significa uma capacidade de conexão, de junção. Evidentemente não se pode banalizar a ideia de amizade, imaginar que alguém que é apenas colega, ou apenas conhecido, alguém que apenas você encontra, seja de fato um amigo ou amiga. Amigo é algo muito mais denso!
Tanto que em italiano há uma expressão que diz: Eu tive um amigo... é porquê nunca teve!
A ideia de amigo ou amiga não permite, de fato, o desaparecimento.
Para mim há duas coisas que verdadeiramente caracterizam a amizade: Quando você compartilha confidências e quando você compartilha silêncios.
A partilha do silêncio faz parte do conteúdo de uma amizade verdadeira.
As redes sociais banalizam o sentido da amizade, torna tudo superficial. Amigo ou amiga é aquela pessoa que tem algo decisivo na vida: que é disponibilidade; ou seja, aquela pessoa que na alegria deseja partilhar e no desespero você quer buscar. Isto marca a companhia na vida, significa não estar só.
 
Enfim, inaugurada
Enfim, a nova creche de Flor da Serra do Sul foi inaugurada. Escrevo enfim porquê o início das obras da referida creche iniciaram em 2014, e esta nova ala do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Zilda Valdameri Reina só foi entregue a população em julho de 2022. Segundo a empreiteira que fez a obra a creche está pronta há pelo menos uns três anos. Também é fato que a obra demorou bem mais que o previsto, com o descaso da inauguração a fiação da creche foi roubada anos atrás. Uma novela.
Como jornalista que acompanha o município de Flor da Serra do Sul desde 2007 entendo que esta creche só não foi inaugurada antes, tanto por parte da administração passada quando a atual, em razão dos custos para manter a creche. Segundo as minhas fontes a folha de pagamento da Educação deve aumentar em pelo menos R$ 50 mil por mês com as novas contratações.
É preciso planejar melhor os gastos públicos, para que o dinheiro do contribuinte de fato seja utilizado naquilo que a população precisa.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90