Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/09/2022 às 16h40min - Atualizada em 23/09/2022 às 16h40min

Sobre assumir responsabilidades

Coluna de opinião do jornal impresso

Há uma coisa que é diretamente ligada ao amadurecimento do ser humano: assumir responsabilidades. Quanto mais responsabilidade uma pessoa tiver, mais ela precisa focar seu tempo e energia no momento presente, menos ela pode divagar e viver na fantasia. Assumir responsabilidades é um fardo, e é um saco! Mas, é a maneira que há de tornar-se verdadeiramente adulto.
Quando você é criança, e seus pais propunham de fazer um acampamento na beira do rio, o que você precisava se preocupar em levar era: seus brinquedos, sua roupa para entrar na água e a mochila que você carregava junto. No entanto, à medida em que você vai crescendo suas responsabilidades aumentam: quando você é uma criança maior precisa ajudar a pensar nas coisas que vai querer comer, quando é adolescente precisa ajudar a montar a barraca e lembrar do essencial, agora... quando você é o pai ou a mãe, precisa lembrar de levar tudo o que pode ser necessário, afinal, você é o adulto, você é o responsável.
Assumir responsabilidades é um processo que começa desde pequeno, com a criação, e vai sendo escalonado ao longo da vida. Cada vez mais as dificuldades aparecem, e elas são mais difíceis proporcionalmente ao tanto de responsabilidade que você tem.
Quando você é empregado, CLT, contratado, sua responsabilidade é fazer o seu trabalho, no seu setor, bem feito. Quando você é o dono da empresa, sua responsabilidade é pensar no todo, fazer o todo girar, e estar com os olhos bem atentos à oportunidade, à inovação, ao crescimento.
Ser o filho, ser o funcionário, ser a pessoa que tem menos responsabilidade sempre será mais fácil. Mas precisamos aprender a crescer, e abandonar o sonho de Peter Pan, de viver para sempre em um mundo de fantasia, sendo criança. Jordan Peterson, um psicólogo e escritor da atualidade, afirma que para nossa vida ter um sentido real, precisamos encontrar um fardo para carregar, ou seja: assumir responsabilidades.
Isso é crescer. E crescer dói. Mas não há nada como poder crescer e ver o mundo mais de cima.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90