Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/11/2022 às 08h19min - Atualizada em 03/11/2022 às 08h19min

Por que o Bolsonaro perdeu?

Coluna de opinião do jornal impresso

Votei no 22, votei no Bolsonaro em 2018 e votei novamente agora. Dito isto, também afirmo que o Lula não ganhou porque ele é bom, o Lula ganhou porque o Bolsonaro foi ruim, teve falas ruins, atitudes ruins. Uma parte do povo ficou com raiva do Bolsonaro e votou no Lula.
Tivemos mais de 30 milhões de pessoas que não foram votar, ou seja, não se sentem representadas nem pelo Lula, nem pelo Bolsonaro.
Vamos a algumas incoerências do governo Bolsonaro. Na campanha da eleição de 2018 o Bolsonaro falou: Não vou me aliar ao centrão, não vou negociar! Depois para o Bolsonaro conseguir governar ele teve que se aliar ao centrão. Mas caramba o Bolsonaro foi deputado por 27 anos, será mesmo que ele não sabia que não conseguiria cumprir uma promessa destas.
A questão da lava-jato, foi no governo Bolsonaro que começaram a tirar o poder da polícia de investigação, lembram do aué com o Sergio Moro e depois ainda surgiu aquela conversa de proteção dos filhos. E pra fechar a conta chega a pandemia do Covid-19.
As falas e os posicionamentos do Bolsonaro durante o Covid foram muito equivocadas. Faltou sensibilidade, faltou humanidade. Conheço famílias inteiras que votaram no Bolsonaro em 2018, mas agora votaram no Lula porque responsabilizam o Bolsonaro pela morte de um parente.
Conversei com uma destas famílias, olha o argumento de uma delas: “Como vou votar num cara que imitou gente agonizando por falta de ar. Ele não comprou as vacinas da Pfizer justificando que a Pfizer não ser responsabilizava por efeitos colaterais; oito meses depois ele vai lá, compra e assina exatamente o mesmo contrato onde a Pfizer não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais”.
E tanto neste, quanto noutros episódios a ala mais radical do Bolsonaro está sempre passando pano para as mancadas do Bolsonaro. Não dá pra ficar relativizando as burradas do nosso presidente: Não foi uma gripezinha! Ou vai me dizer que não morreu alguém muito próximo de você, vítima do Covid?
Eu não gosto do Dória, mas lembram do Bolsonaro metendo o pau dizendo que não iria comprar a vacina do Butantan, a Coronavac, que o Dória teria que vender esta vacina para a China. Tá... começo de 2021 o governo federal foi lá e comprou todas as vacinas que o Butantan pode produzir para o Brasil. Não estou falando se a vacina é boa ou ruim, mas da incoerência, de falar uma coisa e fazer outra.
A turma mais fanática, da ala mais radical, sempre passando pano para o Bolsonaro vem e diz o seguinte: “O Bolsonaro não quis dizer que não compraria a Coronavac, ele quis dizer que não compraria sem ter a aprovação da ANVISA. Não gente, ele não falou nada de ANVISA, tem que parar de arrumar desculpa. Isto faz o povo mudar de lado, fica com raiva de tanta gente fanática estar o tempo todo passando pano para o Bolsonaro.
Como que a gente vai relativizar a insensibilidade de um presidente que no auge das mortes diz: “Eu não sou coveiro!”. Você está enterrando um amigo, um parente e o presidente fala uma nhaca destas!
Tão importante quanto ser honesto, ser capaz, ser sensível, é parecer ser! Especialmente uma pessoa pública.
Mais um exemplo: compra de 51 imóveis com parte do dinheiro em espécie. Caramba pode ser que não tenha nada de errado, mas parece desonesto... Se de fato é um governo honesto, transparente, porquê sigilo de 100 anos para algumas informações. Se é transparente, deixa o povo ver. Caso contrário fica ‘parecendo’ que tem coisa errada!
Até o Trump tomou a vacina, ou pelo menos pareceu que tomou a vacina. No Brasil o Bolsonaro vai lá e diz que se tomar a vacina pode virar jacaré! Que exemplo é este!
Imagine que em cada família dos 688 mil mortos por Covid, tenham mudado 3 votos do Bolsonaro para o Lula. Seria suficiente para dar a vitória ao Bolsonaro. E detalhe, a família que eu citei aí, mudou o voto de mais de 10 pessoas.
Eu poderia ficar elencando muita coisa aqui. Mas o comportamento do atual presidente, assim como o comportamento dos mais radicais contribuíram para a derrota do Bolsonaro. O povo garra raiva de gente que vê o erro e não aponta pra ele.
E aqui não vou apontar erro do Lula, porque tô me lixando pra ele, não gosto do Lula, não votei nele, quero mais que ele saia logo, quem sabe o vice eleito, o picolé de chuchu dá um jeito nisto.
Pra mim este é o momento de nós, que votamos no Bolsonaro, olhar para o que defendemos e entender onde erramos, para daqui a 4 anos mudar o presidente de novo!

Por: Igor Vissotto

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90