15/12/2022 às 15h12min - Atualizada em 15/12/2022 às 15h12min
Seu Baldissera
Coluna de opinião do jornal impresso
No início da tarde de quarta-feira, dia 14, vi o seu Olímpio Baldissera. O vi de longe, uma das filhas tinha acabado de chegar de mais uma das sessões diálise. Seu Baldissera está com 88 e há alguns meses seus rins praticamente pararam de funcionar, tem apenas 10% dos rins funcionando.
Faço questão de escrever sobre o seu Baldissera porquê vejo nele um exemplo de trabalho, esteio de uma grande família, pessoa íntegra, honesta e boa de proza. Um homem de pouquíssimo estudo, mas de uma sabedoria enorme.
Por muitas vezes tive o prazer de conversar com ele, nostálgico lembrava da infância, de ter começado a trabalhar ainda na pré-adolescência e de logo perceber que tudo ao nosso redor se constrói a partir do trabalho.
Na quarta-feira vi duas filhas chorarem por perceberem o estado de saúde do pai. Seu Baldissera sempre foi um homem acostumado a acordar ainda de madrugada, nasceu no Rio Grande do Sul, nos briques da vida veio parar no interior de Guarujá do Sul, mas ainda na década de 60 acabou comprando um terreno no centro de Palma Sola. Mais tarde, por volta da década de 80 foi parar em São Paulo onde morou, trabalhou e fez parte do seu patrimônio. Entre 2004 e 2005 voltou a Palma Sola, sempre poupando, comprando terrenos, construindo casas e sendo exemplo a todos.
Fundei o jornal Sentinela em 2007, por incontáveis vezes vi seu Baldissera passando em cada um dos seus terrenos com uma enxada no ombro ou dentro da sua Fiat Strada, ali ele capinava, cuidava do lote, cultivava algum legume, sem falar que ainda cuidava da horta nos terrenos das filhas.
O vigor físico deste homem não é mais o mesmo, mas o legado que ele deixa à família, aos amigos e conhecidos continua.
Força seu Olímpio Baldissera, temos noção do quão sofridas são as sessões de diálise, mas também sabemos da sua fé.
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0 Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/