Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
30/01/2023 às 17h49min - Atualizada em 30/01/2023 às 17h49min

Festival Gastronômico de Anchieta

Mais de 800 pessoas apreciaram pratos típicos e receitas repassadas entre gerações, como pamonhas, bolos doces e salgados, sobremesas de milho, pães, pastéis e sucos de milho

Anchieta
Sebrae/SC
Com o objetivo de promover os produtos à base de milho crioulo e valorizar a cultura alimentar foi realizado, no último fim de semana, o Festival Gastronômico Milhos Crioulos de Anchieta, no Salão Paroquial do município. A iniciativa foi da Administração Municipal e do Sebrae/SC, com apoio da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur) e da Cooperativa da Agricultura (Cooperanchieta).
Mais de 800 pessoas apreciaram pratos típicos e receitas repassadas entre gerações, como pamonhas, bolos doces e salgados, sobremesas de milho, pães, bolachas, polentas, croquetes, empadinhas, esfirras, panquecas, pizzas artesanais, pastéis e sucos de milho. Além de aproveitarem da hospitalidade dos moradores de Anchieta, das bebidas artesanais produzidas na região, das oficinas gastronômicas e das apresentações culturais.
Para o prefeito Ivan José Canci o Festival Gastronômico foi a celebração da cultura e da história dos agricultores do território, que cultivavam e faziam alimentos a partir do milho crioulo. “Recuperamos essas receitas deliciosas junto à comunidade e disponibilizamos aos visitantes na forma de pratos doces, salgados, frios, quentes e com vários acompanhamentos. Essa iniciativa contribuiu para que a região fosse reconhecida devido às características exclusivas e essencialmente ligadas ao meio geográfico”, analisou. O prefeito também agradeceu a todos os servidores municipais comprometidos com a organização do evento, os parceiros que auxiliaram na concretização da proposta e ao público que esteve presente.
“Os milhos crioulos têm uma abordagem histórica e cultural que reflete todo trabalho desenvolvido pelos pioneiros nesse território. Por isso, sua importância vai além do nutricional e econômico, valorizando também os aspectos social e afetivo enraizado na população. Neste contexto, o trabalho realizado há um ano com a implementação da Indicação Geográfica (IG) vem a somar para novas matrizes econômicas, não somente para Anchieta, mas para toda a região extremo-oeste”, argumenta o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl.
 
Indicação Geográfica
A proposta do Festival Gastronômico surgiu a partir das ações de estruturação do processo de Indicação Geográfica (IG), com o objetivo de qualificar e valorizar os produtos à base dos milhos crioulos de Anchieta. A iniciativa da IG é da Administração Municipal com o Sebrae/SC e apoio da Epagri, da UFSC, do Governo de Santa Catarina e da Cooperanchieta.
Os três eixos estratégicos e prioritários são: estruturação do processo de IG, ações de mercado e fomento ao empreendedorismo criativo. O propósito é preservar as tradições dessa cultura gastronômica, proteger a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos, promover essas variedades, além de acessar mais e melhores mercados estimulando, também, um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto.
De acordo com o coordenador para projetos de IG do Sebrae/SC, Alan David Claumann, os milhos crioulos são produzidos por famílias de Anchieta e região e que há bastante tempo vem consolidando o território como grande polo de produção dessas sementes ancestrais, que trazem em si muito da história e da cultura da região. “O Festival Gastronômico oportunizou ao mercado regional conhecer a versatilidade, qualidade, aroma e cores que representam à população, além de uma possibilidade de geração de negócios com base nesse recurso único”, ressalta.
 
História
Os milhos crioulos estão no território de Anchieta desde a década de 1950. A diversidade trazida foi sendo conservada pelos usos dos sistemas agrícolas. Muitas das variedades se desenvolveram por meio de policultivo e consórcios, com a realização das trocas entre famílias da mesma comunidade ou de outros municípios. Isso contribuiu para amplificar e manter viva essa cultura alimentar.
De acordo com a presidente da Cooperanchieta, Roselei Aparecida Ronsoni Wille, esse trabalho de proteção das sementes é realizado pela agricultura familiar. “O objetivo é garantir saúde aos produtores porque observamos que as sementes cultivadas nas propriedades são mais adequadas, mais resistentes as questões climáticas e têm um maior valor nutricional. Além da preservação do grão são aliadas ações de geração de renda às famílias para que possam se manter nas propriedades”, analisou.
Segundo ela, a partir de 2016 a cooperativa e o Grupo Raízes Ecológicas (produção orgânica) intensificaram o trabalho de resgate das sementes. “Atualmente a cooperativa acompanha todos os agricultores que têm sementes ou que estão dispostos a iniciar a preservação de alguma variedade do grão. Também foca na questão de gerar renda às famílias para que possam se manter na propriedade.
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90