21/06/2023 às 14h07min - Atualizada em 21/06/2023 às 14h07min
Mão à palmatória
Coluna de opinião do jornal impresso
Igor Vissoto
Que eu critico o PT não é novidade pra ninguém que acompanha as minhas colunas aqui no Sentinela. Mas fato é que o PT está entre os partidos que mais mandam recursos para o município de Palma Sola, mais uma vez temos uma matéria que prova – incontestavelmente – a questão. Vai lá na página 5 e dá uma olhada. Olhos mais atentos e com uma calculadora na mão vão perceber que o MDB sinaliza mais que o dobro de recursos que o PT. E depois, bem lá atrás aparecem os demais partidos.
Entre recursos e projetos cadastrados, somados as solicitações de emendas parlamentares em Brasília o Partido dos Trabalhadores promete disponibilizar algo em torno de R$ 4 milhões, já o Movimento Democrático Brasileiro ultrapassa os R$ 8 milhões. E nesta minha conta de padeiro nem estou contabilizando os recursos prometidos pelo PL, PP, PSD que também fazem votos consideráveis no município. E nestas tabelas feitas pelo Sentinela nem estão os recursos prometidos pelo PL ao vice-prefeito de Palma Sola, isto foi notícia algumas semanas atrás.
Viagens a Brasília e Florianópolis Aos meus olhos os nossos políticos eleitos deveriam ir ainda mais vezes a capital do estado e a capital do Brasil. Quem não é visto não é lembrado. E como me disse um dos secretários de Palma Sola em entrevista na segunda-feira: “Uma coisa é você ligar para o deputado, para o assessor, outra é você ir até ele, tomar um chimarrão, fazer um pedido olhando no olho...”. Não há dúvidas que na vida esta relação de olho no olho, do aperto de mãos e de conversar pessoalmente com a pessoa sempre será mais forte, comprometida e trará melhores resultados.
Há décadas a regra geral no meio político é esta, você pode até não concordar, mas é preciso que exista o comprometimento com votos em relação ao parlamentar e que depois exista a cobrança e as solicitações de recursos junto a este mesmo parlamentar.
Certa vez conversei com assessores do então deputado Rogério Peninha Mendonça do MDB e estes se queixaram que se sentiam abandonados por Palma Sola, em razão da diminuição no número de votos no município e por constatarem que deputados que quase nunca mandavam recursos para Palma Sola vinham aumentando seus votos. Um argumento simples e incontestável. Isto é como qualquer outra relação ao longo da vida, quando você não percebe reciprocidade, você se afasta.
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0 Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/